Passageiros viajavam com destino a uma cerimónia religiosa
Acidente com autocarro
mata 18 em Hong Kong
Acidente com autocarro
mata 18 em Hong Kong
Pelo menos 18 pessoas morreram e 44 ficaram feridas ontem em Hong Kong quando um autocarro que transportava idosos para uma cerimónia religiosa capotou numa estrada da cidade, segundo um novo balanço da polícia. As causas do acidente não eram, à hora do fecho desta edição, conhecidas, embora o condutor estivesse já sob interrogatório policial e o acidente sob investigação.
A televisão de Hong Kong transmitiu imagens de passageiros confusos e feridos a serem retirados do autocarro acidentado.
Inicialmente, as autoridades locais tinham divulgado que o acidente provocara 10 mortos, número que aumentou depois para 15.
As autoridades locais não esclareceram a nacionalidade ou origem das vítimas, num dia em que Hong Kong celebrou o 1º de Maio e se preparava para acolher nas ruas a tocha olímpica, que hoje percorre a cidade na primeira paragem da chama de Pequim2008 em solo chinês.
"O autocarro aproximava-se de uma rotunda quando o condutor, ao que parece, perdeu o controlo do veículo, que acabou por capotar", disse o porta-voz da polícia.
Segundo a agência France Presse, o condutor explicou às autoridades policias que os travões do autocarro falharam quando descia uma montanha em direcção à rotunda.
O líder do Governo de Hong Kong, Donald Tsang, já manifestou o pesar do executivo perante aquele que classificou como o "mais grave acidente nos últimos anos".
Donald Tsang descolou-se a vários hospitais para falar com feridos que, na sua maioria, apresentavam fracturas.
Os acidentes rodoviários graves são raros em Hong Kong, onde a velocidade é severamente controlada mas nas zonas afastadas do centro da cidade existem vários "pontos negros".
No acidente de ontem, que ocorreu cerca das 09:00 locais no distrito de Sai Kung, na zona este do território, foram mobilizados cerca de 200 bombeiros e 100 polícias para as operações de socorro.