Estimativas apontam para que infra-estrutura seja usada por 14 mil veículos diários
Ponte sobre o Delta
com tráfego reduzido
Ponte sobre o Delta
com tráfego reduzido
A ponte que vai ligar Macau, Zhuhai e Hong Kong vai estar limitada ao trânsito de 14 mil veículos diários, o equivalente a 69,200 visitantes, isto, se o actual sistema de quotas para as autorizações transfronteiriças se mantiver em 2016, data prevista para a conclusão da construção da infra-estrutura.
De acordo com o South China Morning Post, esta é uma projecção do governo de Hong Kong e já mereceu epítetos como "ridícula", por parte do deputado Lee Wing-tat, do Partido Democrata.
Esta projecção foi revelada na passada quarta-feira, mas já existe desde finais de Março, altura em que as três regiões envolvidas no projecto terão chegado a um acordo quanto a este aspecto da utilização da ponte.
Para Lee, esta projecção "só pode ser uma piada", já que "qualquer estrada de Hong Kong regista um tráfego muito superior a esse número." O deputado lembra ainda que o território pagará a maior fatia dos custos do projecto, pelo que um volume de tráfego como apontado pelo governo representa um "mau negócio".
Além do investimento que será avançado pelo sector privado, Hong Kong vai contribuir com 50.2 %, Zhuhai com 35.1 % e Macau 14.7 % dos custos da construção.
O Departamento de Transportes e Habitação de Hong Kong admite que as estimativas quanto ao tráfego na ponte são conservadoras, e mantém que são baseadas no actual sistema de quotas, que determina que existam 20 mil licenças para veículos ligeiros e cerca de 18 mil para transportes de carga passarem a fronteira.
No entanto, a Assembleia Legislativa de Hong Kong discute já a possibilidade de o sistema de quotas ser alterado no sentido de permitir mais veículos.
Nas reuniões entre as três regiões envolvidas já se discutiu a forma como os veículos sem autorização podem usufruir da ponte, sendo que existe a possibilidade de se construírem parques de estacionamento junto a cada uma das entradas/saídas das regiões.