Estão identificados até agora 157 casos
Mais duas crianças internadas
com Enterovírus
Mais duas crianças internadas
com Enterovírus
Duas crianças de Macau foram internadas no Hospital Kiang Wu por estarem infectadas com o Enterovírus mas a situação "não é grave", disse ontem à Agência Lusa o coordenador do Centro De Controlo e Prevenção da Doença.
De acordo com Tong Ka Io, as duas crianças "estão em situação estável e não está ainda confirmado se estão contaminados com o EV71", numa altura em que estão confirmados 13 casos desta variante do vírus e 157 casos identificados de Enterovírus.
Entretanto, a bebé de cinco meses internada a 09 de Maio no Centro Hospitalar Conde São Januário por EV71 já teve alta, adiantou.
O mesmo responsável disse que são actualmente quatro as creches do território onde foram registados vários casos de Enterovírus, mas apenas a cheche Tong Sin Tong II está encerrada.
"Vamos continuar a acompanhar a situação das escolas locais e prestar todo o apoio necessário de forma a controlar a incidência do vírus", disse Tong Ka Io, reafirmando a necessidade de escolas e famílias reforçarem medidas de prevenção através da limpeza e higiene.
No continente chinês já morreram pelo menos 34 crianças e foram infectadas 25.000 pessoas.
A doença provocada pelo vírus afecta principalmente crianças com menos de dez anos de idade e os doentes apresentam sintomas como febre, feridas na boca e bolhas.
O vírus é transmitido por contacto directo com secreções do nariz ou da boca, além das fezes das pessoas infectadas e, nalguns casos, a contaminação pelo EV-71 pode provocar paralisia e um inchaço fatal do cérebro.
Não existe uma vacina ou tratamento específico para tratar o EV-71, mas a maioria das crianças afectadas pela forma moderada da doença apresentou uma recuperação rápida e sem problemas.