Wong Wan tomou posse como director da DSAT
"Restrição e triagem de veículos
serão analisadas"
"Restrição e triagem de veículos
serão analisadas"
Desenvolver os transportes colectivos, repensar a rede rodoviária e rever o reordenamento das ruas são as prioridades de Wong Wan, o responsável máximo da Direcção dos Serviços para os Assuntos de Tráfego (DSAT), que ontem tomou posse juntamente com os subdirectores Tang Wai Lin e Chiang Ncog Vai.
Na cerimónia de posse, Wong Wan considerou que um dos problemas do território é haver em Macau quase tantos veículos como na vizinha Hong Kong.
Para combater esta questão, o responsável avançou com algumas medidas. Wong Wan anunciou que as obras para o aumento do espaço pedonal na Avenida Almeida Ribeiro vão ser realizadas entre os meses de Junho e Julho, aproveitando o período de férias. Aquele responsável revelou que a primeira alteração, no âmbito do reordenamento das ruas, será feita nas Portas do Cerco, na zona destinada aos grandes autocarros de turismo, estando o início das obras previsto para o final de Maio ou início de Junho.
Wong Wan explicou que, neste momento, a sua equipa está a tratar os dados recolhidos na consulta pública sobre o projecto para o reordenamento rodoviário. O novo director dá o aval à introdução de autocarros mais longos, de três eixos, mas lembra que esta medida só poderá servir para os percursos nas vias mais amplas. "É uma atitude para apoiar este projecto (desenvolver os transportes colectivos), mas temos que pensar em algumas exigências para este tipo de autocarro. Na Avenida da Amizade ou nos trajectos para a Taipa não haverá grandes problemas, mas nas zonas centrais, como a Almeida Ribeiro, isso será impossível."
Wong Wan referiu, ainda, estarem em estudo medidas como
a restrição ou triagem de veículos: "Já iniciámos um estudo e posso adiantar que estamos a recolher a opinião de vários sectores. Não se trata apenas de uma medida para resolver a situação do trânsito. No futuro, se calhar vamos ter que adoptar medidas de triagem de veículos, esta é uma das possibilidades que estamos a ponderar."