IV Encontro para Cooperação Económica e Comercial
Empresários chineses
em maioria em Cabo Verde
Empresários chineses
em maioria em Cabo Verde
Mais de 300 empresários e representantes de instituições de promoção dos países de língua portuguesa e da China analisam oportunidades de negócio de amanhã até sexta-feira na Praia, no IV Encontro para a Cooperação Económica e Comercial.
De acordo com os responsáveis pela organização do encontro da Praia, a maior delegação é a chinesa, seguindo-se a do Brasil, sendo que a maior parte dos empresários presentes são da área comercial.
O encontro entre chineses e países de língua portuguesa (Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa) é, possivelmente, o maior encontro do género já realizado em Cabo Verde e tem confirmada a presença de todos os países de língua portuguesa, além da China e de Macau.
O encontro empresarial, que já decorreu em Luanda, em Lisboa e em Maputo, surgiu de um protocolo celebrado em Macau em Outubro de 2003, assinado pelos organismos de promoção dos vários países.
O encontro da Praia tem como tema “Cabo Verde como Plataforma para Trading e Serviços” e nos três dias os empresários e representantes de instituições de promoção e investimento irão, além de ter encontros de trabalho, visitar diferentes infra-estruturas económicas cabo-verdianas.
Estarão em Cabo Verde, entre outros, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a APEX (Agência Brasileira de Promoções e Exportações), a Câmara de Comércio e Indústria de Angola e o IPEX (Instituto de Promoção e Exportações) de Moçambique.
Presentes também o CCPIT (Conselho de Promoção do Comércio Internacional da China) e IPIM (Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau), além do secretário-geral do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os países de língua portuguesa.