20.5.08

Última obra de Sales Lopes, "Terra de Lebab", apresentada amanhã no Consulado de Portugal
O mundo todo em Macau

Amanhã, Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, pelas 18h30, no Auditório do Consulado-Geral de Portugal, será lançado "Terra de Lebab", novo livro de Fernando Sales Lopes.
De acordo com os editores da obra, o Instituto Português do Oriente e o Instituto Politécnico de Macau, "Terras de Lebab" marca o início de um projecto editorial conjunto que tem por objectivo primordial dar a conhecer ao universo de língua portuguesa o património cultural de Macau, que em palavras traduz olhares e sentires construídos ao longo de séculos na coexistência de culturas várias numa terra de gentes de Macau e de todos os lugares do mundo.
"Terra de Lebab" apresenta-nos a singularidade multicultural de Macau, nascida da fusão de línguas, gastronomia, tradições e festejos. Neste passeio pela realidade local feita de tantos imaginários encontramos a influência dos diferentes traços étnicos na criação de uma identidade própria gerada na troca de saberes e modos de vida que em cada dia fazem desta terra uma metrópole singular.
Fernando Sales Lopes reside em Macau desde 1986. É jornalista profissional, licenciado em História e mestre em Relações Interculturais, tendo centrado a sua actividade de investigação, docência e edição em temas relacionados com questões identitárias e culturas lusófonas.
No Prefácio ao seu livro de poemas, Pescador de Margem (edição Livros do Oriente, Macau, 1997), galardoado com o Prémio Camilo Pessanha 1996/1997, do Instituto Português do Oriente, a escritora Yvette K. Centeno falava de uma aprendizagem e um caminho feitos na "descoberta do outro, dos seus valores", ao longo de uma vida nas margens de um Oriente que se revelou ao mesmo tempo geográfico, histórico e mítico.
Em Lebab, Fernando Sales Lopes mostra-nos Macau e as suas gentes nessa descoberta do Outro que promove o aprofundamento do olhar sobre si próprio e se actualiza em quotidianos de diálogo, de convívio, de respeito.
A apresentação da obra será feita por Sheyla Schuvartz Zandonai, académica brasileira que escolheu Macau como projecto de estudos antropológicos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com