27.5.08

O mais alto contacto bilateral em 60 anos entre os dois lados do Estreito da Formosa
Presidente do Kuomintang
na China pela primeira vez


O presidente do Kuomintang partiu ontem para a China para aquele que será o mais alto contacto bilateral em 60 anos entre os dois lados do Estreito da Formosa que se prepara para retomar do diálogo em Junho.
Wu Poh-hsiung, presidente do Kuomintang, tem um amanhã um encontro com o presidente chinês Hu Jintao que sublinha o rápido desenvolvimento das relações entre Taipé e Pequim desde que o Kuomintang “iniciou” o regresso ao poder com as legislativas de Janeiro e que culminaram com a vitória, em Março, de Ma Ying-jeou nas eleições presidenciais.
Wu, que será o primeiro presidente do partido a visitar o continente chinês, lidera uma delegaçào de 16 membros do Kuomintang que partiram para Nanjing num voo charter com escala em Hong Kong.
“Espero que a visita ajude a desenvolver relações positivas no Estreito da Formosa que garantam a segurança do povo de Taiwan, mantenham a prosperidade do povo e dinamizem a política governamental para a China”, afirmou Wu Poh-hsiung antes de partir para o continente.
O mesmo responsável disse estar consciente de que a delegação tem em ombros uma “grande responsabilidade” e prometeu “fazer o melhor” para a melhoria dos contactos bilaterais.
O poder de Taipé já anunciou que pretende retomar em Junho as conversações bilaterais com Pequim que estão paradas há mais de uma década e sublinhou o desejo de construir relações comerciais de turísticas mais próximas com o continente.
A agenda do governo de Taiwan está agora centrada no início dos voos directos em regime charter e ao fim-de-semana entre Taiwan e o continente e no aumento do número de turistas continentais a visitar Taiwan.
Na sua deslocação ao continente Wu Poh-hsiung tem uma visita agendada para Xangai a 29 de Outubro e a um templo budista a 30 de Maio na cidade de Jiangsu para “rezar pela paz no Estreito de Taiwan e pelas vítimas do sismo de Sichuan”.
Apesar de Taiwan e o continente chinês não terem ainda relações normalizadas, Taipé fez um donativo de 800 milhões de dólares de Taiwan (16,65 milhões de euros) e recolheu 1.200 milhões de dólares de Taiwan (25 milhões de euros) da população para as vítimas do sismo.
Além disso, as autoridades de Taipé enviaram para a zona do sismo uma equipa de resgate para ajudar nas operações de salvamento.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com