Tudo decidido na Taça Challenge
Nepal vence Cambodja (1-0)
e deixa Macau de fora
Vítor Rebelo
Nepal vence Cambodja (1-0)
e deixa Macau de fora
Vítor Rebelo
A selecção de futebol de Macau ainda esperava o milagre do apuramento para a fase final, caso o país organizador do Grupo D, Cambodja, derrotasse, na jornada de ontem, o principal favorito, Nepal.
Mas com o triunfo dos nepaleses na segunda jornada da prova, por 1-0, tudo ficou decidido na Taça Challenge, destinada a países ou regiões de “segundo plano” do futebol asiático.
O Nepal, treinado pelo alemão Thomas Flat, antigo número um do clube que eliminou o FC Porto na Liga dos Campeões, Schalke 04, voltou a agradecer à inspiração atacante de Jumani Rai, autor do único tento do desafio realizado no Estádio Nacional de Pnomh Penh, capital do Cambodja. Aconteceu a um minuto do intervalo.
Os nepaleses voltaram a ganhar à tangente, tal como havia sucedido na abertura da série, 3-2 sobre Macau.
Ainda se criou alguma expectativa para o desafio de ontem à noite, com muita assistência a apoiar a selecção local, que no entanto não foi capaz de concretizar várias oportunidades de golo, num jogo equilibrado, como se esperava.
Face à desistência da Palestina, que era outro dos candidatos para a luta pelo primeiro lugar, único que dá acesso à segunda e derradeira fase da Taça Challenge, o grupo perdeu muito do seu interesse, com apenas Nepal e Cambodja a discutirem o apuramento.
Macau partiu, como sempre, sem grandes ambições, mas acabou por “relançar-se” graças à boa exibição com o Nepal, apesar da derrota. No entanto, era de esperar uma reacção do Cambodja, a tirar partido do factor casa, o que não viria a acontecer.
Face a este desfecho, a formação nepalesa, que foi semi-finalista na edição anterior de 2006, segue novamente em frente na Taça Challenge, com dois jogos e duas vitórias (6 pontos), não podendo ser ultrapassada por nenhum dos dois adversários em prova, que ainda nem sequer pontuaram.
Jogo com o Cambodja
para cumprir calendário
para cumprir calendário
A Macau resta agora, amanhã, tentar salvar a “honra do convento”, ou seja evitar o terceiro e último lugar do grupo, o que não vai ser fácil diante do igualmente “ferido” conjunto da casa.
Mas curiosamente servirá o empate à selecção macaense, treinada por Leung Weng Sui, de Hong Kong, uma vez a diferença de golos marcados e sofridos é igual (2-3 contra 0-1 dos cambojanos), mas Macau mais mais tentos apontados.
Vai ser por certo um desafio interessante, provavelmente com equilíbrio, ficando a dúvida se o “onze” do território conseguirá repetir a razoável prestação registada face ao Nepal.
Os nepaleses juntam-se assim, para a fase final da Taça Challenge ( a realizar em Hyderabad, Índia, entre 30 de Julho e 10 de Agosto), às selecções qualificadas anteriormente: Afeganistão, Tajiquistão, Coreia do Norte, Índia, Myanmar, Sri Lanka e Turquemenistão.