24.6.08

Abrem hoje as inscrições para as Oficinas Criativas
Museu de Arte de Macau estimula os mais jovens

Começam hoje as inscrições para mais uma temporada de Oficinas Criativas no Museu de Arte de Macau (MAM). As oficinas do MAM são espaços de experimentação e diálogo que fomentam a aproximação dinâmica e criativa à arte, de modo a estimular as capacidades de observação, interpretação e comunicação. A participação directa no processo criativo é o objectivo principal e comum a todos estas oficinas que deliberadamente exploram as fronteiras entre as artes e se dirigem às crianças, jovens e adultos, fazendo uso dos recursos únicos do Museu de Arte de Macau.
Este Verão, o programa do MAM inclui áreas de expressão artística que vão desde o desenho, à gravura, à pintura, à aguarela, ao pastel e a à escultura, tendo sido planeadas em estreita colaboração entre artistas de especialidades diversas, vindos de Portugal ou de Macau. Mariana Bacelar, Marco Szeto, Lai Ieng, Lui Chak Keong, Lao Si Kit e Hong Chong Man integram o elenco de artistas a colaborar com o MAM.
O programa dirigido ao público infantil parte da exposição intitulada “Gravura - Trabalhos dos alunos de 2007-2008” com inauguração marcada também para este mês de Junho, na qual estarão em exposição mais de 40 trabalhos dos Cursos de Gravura do Museu de Arte de Macau. Os Cursos de Gravura do MAM realizam-se regularmente e proporcionaram a mais de cinco centenas de alunos a oportunidade de experimentar e aperfeiçoar os seus conhecimentos de gravura. Na àrea de a gravura, destacam-se ainda os intercâmbios realizados entre os melhores alunos dos cursos do MAM e a Academia de Belas Artes de Pequim, bem como as exposições colectivas e respectivos catálogos. A mostra colectiva dos trabalhos dos alunos do MAM, servirá este ano de estimulo criativo do público infantil (5 aos 11 anos de idade) para o qual foram concebidos cinco Cursinhos de arte (inglês, português e chinês) e que e exploram a gravura de múltiplas formas.
Beneficiando das obras expostas em “Platão em Terras de Confúcio” como estímulo criativo, a escultura portuguesa Mariana Bacelar, desenvolve o Workshop “Eu, Eu Próprio e Eu” durante o qual se propõe reflectir com os jovens estudantes sobre noções de identidade e produzir em escultura um auto-retrato à escala humana. Trata-se na realidade da criação de um “duplo” utilizando a técnica do papier-maché. A escultora propõe-se desenvolver técnicas de auto-conhecimento, noções de composição, abstracção, tri-dimensionalidade, escala e proporção anatómica.
Para o público adulto, em horário prós-laboral, os cursos de desenho, pintura a aguarela ou pastel são as opções deste Verão.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com