30.6.08

Casa cheia no Centro Cultural para ver o Ballet Real Sueco dançar “O Lago dos Cisnes”
Estudantes de Macau deram um "pezinho"

Sexta e sábado à noite, o Ballet Real Sueco (BRS) apresentou a versão completa de O Lago dos Cisnes perante uma casa cheia no Centro Cultural de Macau. Famílias inteiras dirigiram-se até ao local para assistir ao elenco de mais de 50 bailarinos a ser acompanhado por músicos da Orquestra de Macau e pelo maestro Zhang Yi, tocando a música de Tchaikovsky. A quarta mais antiga companhia de ballet do mundo e a maior da Suécia, o BRS actuou em Pequim e Xangai antes de vir terminar a sua digressão asiática em Macau.
No espectáculo de sexta, 11 estudantes do Conservatório de Macau fizeram de figurantes, tendo recebido formação pela bailarina da Corte Real Madeleine Onne, Directora Artística da companhia desde 2002, e membro do BRS desde 1978. Os estudantes demonstraram muito entusiasmo em receber os ensinamentos de Madeleine Onne e ficaram honrados de partilhar o palco com uma companhia de tamanho calibre. Outros estudantes de várias escolas de dança de Macau foram também convidados pelo CCM a assistir ao ensaio final do BRS na passada quinta-feira.
Uma das histórias mais apreciadas do repertório clássico, O Lago dos Cisnes conta a história do príncipe Siegfried e da princesa Odette. Durante o dia ela é a Rainha dos Cisnes, mas à noite volta à forma humana como Odette, uma princesa que se encontra sob um feitiço que apenas será quebrado quando encontrar o verdadeiro amor. Os dois jovens apaixonam-se e juram fidelidade, mas a tragédia vestida de negro abate-se sobre eles... No baile, Siegfried é enganado a pensar que Odile, a bela filha do feiticeiro vestida de negro, é Odette, e ao fazê-lo, trai o seu amor. Apercebendo-se do seu erro, o príncipe corre para o lago à procura de Odette. Depois de sofrerem várias peripécias, os amantes reencontram-se no lago, local do primeiro encontro, caminhando juntos o caminho da redenção.
O Lago dos Cisnes figura no repertório do BRS desde 1953 graças à ex-Directora Artística Mary Skeaping, que o trouxe pela primeira vez para a companhia sueca. Skeaping permaneceu ao leme do BRS durante cerca de uma década, construindo um repertório não só de clássicos, mas também de dança contemporânea. O Lago dos Cisnes pelo Ballet Real Sueco continua a ser apresentado no Centro Cultural de Macau hoje à noite, dia 28. Para mais informações ligue (853) 2870 0699, visite www.ccm.gov.mo.
Entretanto, o CCM, em colaboração com o Instituto Sueco, apresenta a “Projecção de Dança da Suécia – The New Mix”, projecção que se centrará no cinema de dança, e decorrerá na Escola de Dança do Conservatório de Macau hoje de manhã, sábado, 28 de Junho, às 10:30. A iniciativa contará com a presença de uma representante do Ballet Real Sueco, Kristina Oom, que irá fazer uma introdução aos filmes, explicando ainda como tem decorrido a evolução da dança moderna na Suécia, e qual é o estado actual da dança naquele país. O CCM espera que esta actividade incentive o intercâmbio de ideias e experiências entre bailarinos estrangeiros e de Macau.
"The New Mix" vai apresentar uma selecção de filmes de qualidade de vários coreógrafos, bailarinos e realizadores que de momento trabalham na Suécia, cada um destes explorando de uma forma singular as possibilidades artísticas oferecidas pelo novo cinema de dança. Estes artistas fundem a efemeridade da dança com a intimidade do cinema, e trabalham com as dinâmicas plásticas do movimento e da montagem, explorando ritmos e o elemento visual.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com