1.6.08

Está a terminar o prazo da prisão preventiva de alguns dos arguidos no caso conexo com o de Ao Man Long
Leitura da sentença pode ser feita
na próxima semana


A leitura da sentença do julgamento dos familiares de Ao Man Long e do proprietário da construtora Tong Lei e mais três funcionários desta empresa deverá acontecer já na próxima semana, isto porque está a terminar o prazo de prisão preventiva de alguns dos arguidos. Os familiares de Ao Man Long sujeitos àquela medida de coacção, estão prestes a cumprir o prazo máximo de 18 meses. Findo este prazo e sem que haja, até à data, sentença condenatória, os arguidos terão que ser libertados.
Neste processo conexo com o do antigo secretário, além do pai, irmão e cunhada do antigo governante – respectivamente, Ao Veng Kong, Ao Man Fu e Ao Chan Wa Choi –, também Tang Kim Man, proprietário da construtora Tong Lei, e ainda Lo Chi Cheong, Leong Chio Tong e Lao Chon Hong, todos funcionários da mesma empresa, são arguidos.
Ontem decorreu mais uma sessão do julgamento, no Tribunal Judicial de Base, na qual foram colocadas algumas questões relativas ao facto de várias empresas de Tang Kim Man se terem apresentado em simultâneo ao mesmo concurso público.
Segundo a Rádio Macau, três empresas de Tang Kim Man concorreram em simultâneo às empreitadas públicas do terminal subterrâneo das Portas do Cerco e da Rotunda Ferreira do Amaral. Este facto foi confirmado em tribunal por um funcionário do Gabinete para o Desenvolvimento das Infra-estruturas (GDI). Segundo a testemunha, que integrou as comissões de avaliação de concurso, caberia à comissão de abertura de propostas não admitir as empresas caso encontrasse na participação das várias companhias de Tang Kim Man alguma ilegalidade ou incompatibilidade. Para tal, poderiam socorrer-se de conselho jurídico e do apoio de magistrados judiciais que integram estas comissões quando estão em causa adjudicações de empreitadas de valores elevados.
Outra funcionária do mesmo Gabinete disse não ter tido conhecimento, à data do lançamento dos concursos, de que as três empresas pertenciam ao mesmo dono. A mesma testemunha disse ainda nunca ter sentido que o antigo coordenador do GDI, Castanheira Lourenço, tenha interferido de forma ilegítima nos processos de avaliação de concursos públicos. Castanheira Lourenço acabou por não ser ouvido ontem.
Nesta sessão, começaram, no entanto, a ser ouvidos agentes do Comissariado contra a Corrupção encarregues da investigação do caso Ao Man Long, sobre o relacionamento entre Tang Kim Man e o antigo secretário. O CCAC deu conta de 24 encontros no total, assinalados nas agendas de Ao Man Long.
A antiga secretária de Ao Man Long confirmou também algumas idas de Tang Kim Man ao gabinete do ex-governante, bem como telefonemas mantidos entre ambos.
Outra testemunha ouvida foi o antigo motorista de Ao Man Long que, apesar de nunca ter visto o antigo secretário junto de Tang Kim Man, referiu que sabia por terceiros que estes se encontravam para tomar refeições juntos.
Segundo o CCAC, ao todo, Tang Kim Man terá pago a Ao Man Long, a título de suborno, mais de 40 milhões de patacas, além de 10 por cento dos capitais que a Tong Lei detinha na empresa EHdML. De acordo com o organismo de investigação, havia também a promessa de uma vivenda em Hac-Sá e de uma loja na Rua Fernão Mendes Pinto, na Taipa, a troco de favorecimento para que as empresas de Tang Kim Man tivessem luz verde para avançar com projectos.
As testemunhas do CCAC mostraram para o efeito os documentos de promessa encontrados nos cofres de Ao Man Long. Foi ainda dado conta de vários cheques e transferências através dos quais Tang Kim Man e os seus colaboradores teriam feito chegar as quantias prometidas a contas bancárias controladas por Ao Man Long e abertas em nome dos seus familiares.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com