25.6.08

Governo quer mais alunos do exterior
nas escolas de Macau


No último ano lectivo, mais de metade dos alunos do ensino superior de Macau era oriunda do exterior, revelam os dados do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior. Durante o ano lectivo 2006/2007, o número dos estudantes vindos do exterior que frequentaram as instituições de ensino superior da RAEM foi de 13,725, representando 52,98 por cento do valor total desta população estudantil de Macau. Deste total, apenas 1762 estudantes do exterior frequentaram as instituições públicas de ensino superior, representando 12,84 por cento do total destes estudantes.
Os números foram avançados ontem pelo coordenador do Gabinete de Apoio ao Ensino Superior, Chan Pak Fai, em resposta a uma interpelação do deputado Lee Chong Cheng.
Chan Pak Fai assegura que o Governo apoia as instituições de ensino superior que admitam estudantes do exterior, tendo como expectativa que a admissão dos melhores estudantes do exterior possa contribuir para intensificar o ambiente de aprendizagem, elevando o nível académico local.
Sobre a questão dos custos per capita para a formação dos alunos das instituições locais de ensino superior, segundo as informações facultadas por três instituições públicas, os custos durante o ano lectivo 2006/2007 rondaram as 82 mil patacas para a Universidade de Macau, 80 mil para o Instituto Politécnico de Macau e 57 mil para o Instituto de Formação Turística, disse ainda o coordenador.
Quanto ao assegurar do número suficiente de vagas escolares para os estudantes locais, esclarece Chan Pak Fai, cabe às instituições de ensino superior da RAEM fixar, individualmente, o número de estudantes do exterior a admitir anualmente.
Neste sentido, os dados mostram que, durante o ano lectivo 2006/2007, o número de estudantes do exterior que frequentavam cursos de licenciatura nas três instituições públicas representava 17,06 por cento do número total dos estudantes dos mesmos cursos. Actualmente, os estudantes do interior da China representam a maior fatia no grupo de estudantes não residentes em Macau mas que aqui frequentam cursos.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com