26.6.08

IAS afirma que problemática assume proporção "cada vez maior"
Droga entre jovens "está a ameaçar
a sociedade de Macau"


Segundo o Instituto de Acção Social (IAS), o trabalho de combate e prevenção à droga levado a cabo no ano passado teve resultados, mas "a problemática da droga nem por isso deixou de ser preocupante."
Num comunicado difundido ontem, o IAS afirma que, "o abuso e tráfico de substâncias psicológicas entre jovens está a ameaçar a sociedade de Macau", pelo que "é necessário o esforço conjunto do Governo, da família, da escola e das instituições particulares para construir uma sociedade sem drogas."
De acordo com o IAS, da análise da situação da droga em Macau nos últimos anos, "a problemática da heroína continua a ser grave e o abuso e tráfico ilegal de novas substâncias psicotrópicas (ketamina, ecstasy) tem assumido uma proporção cada vez maior." Do mesmo modo, "a situação do tráfico e do consumo de drogas transfronteiriços por parte de jovens é mais grave do que nos anos anteriores."
Segundo estatísticas do Ministério Público sobre os casos respeitantes à droga, entre 2003 e 2007, foi autuado um total de 827 processos, tendo sido deduzida acusação em 870.
Em 2007, o número de processos autuados foi de 157, um aumento de cerca de 20,8% em relação a 2006, ano em que se registou um total de 130. No mesmo ano, foi deduzida acusação em 147, uma redução de 8,1% em comparação com os 160 processos no ano anterior.
Segundo os dados relacionados com as drogas apreendidas nos postos fronteiriços da Alfândega de Macau, em 2007, foram apreendidos 293 comprimidos de substância psicotrópica, com um aumento de 30,5% em relação ao ano de 2006 com o registo de 224,5 comprimidos.
Em termos de classificação, registaram-se substanciais subidas na apreensão de ketamina e heroína, com 272,61g e 644,3g, respectivamente. Quanto à marijuana, foi apenas apreendida uma quantidade de 1,2g, o que representa uma queda significativa.
As drogas apreendidas nos últimos anos pela Polícia Judiciária (PJ) continuam a ser principalmente heroína, marijuana, ketamina e metafetamina. Em 2007, foram apreendidos 7.190g de heroína, uma subida considerável em relação aos 4.076g registados em 2006. No mesmo ano, a PJ prendeu 150 pessoas envolvidas em casos relacionados com a droga, das quais, 48 acusadas de tráfico de drogas, o que representa uma descida de 30,4% em relação às 69 pessoas detidas em 2006, e as restantes 102 capturadas, acusadas de consumirem supostamente estupefacientes, correspondiam a um aumento de 30,8% em relação às 78 pessoas registadas em 2006.

503 toxicodependentes registados

A propósito da população toxicodependente global de Macau, em 2007, foram registados 503 toxicodependentes que incluíam os 457 requerentes de desintoxicação voluntária acompanhados pelos centros de tratamento e reabilitação do Governo e das instituições particulares, bem como os 46 reclusos toxicodependentes do Estabelecimento Prisional de Macau. Dos toxicodependentes que solicitaram ajuda de desintoxicação, cerca de 80% eram adultos e do sexo masculino, sendo heroína a principal droga consumida e substâncias psicotrópicas as secundárias.
Relativamente à situação da infecção dos toxicodependentes por Vírus da Imunodeficiência Humana / Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (VIH / SIDA), com o reforço, nos últimos anos, das diversas medidas para a prevenção e controlo da problemática da droga, assim como para a redução de danos, incluindo o Programa de Manutenção de Tratamento com Metadona, a taxa de infecção tem vindo a baixar consideravelmente, tendo sido registado em 2007 apenas 1 novo caso de infecção por VIH transmitida pela partilha de seringas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com