17.6.08

Medida visa atenuar as disparidades que os compradores asiáticos enfrentam actualmente
Hong Kong pondera criação
de mercado de futuros para petróleo


O governo de Hong Kong está a estudar o desenvolvimento de um mercado de futuros de petróleo, com a China a tentar controlar a subida rápida do preço do crude, afirmou ontem o secretário das Finanças do território.
Para John Tsang, o novo mercado pode ajudar a atenuar as disparidades que os compradores asiáticos enfrentam ao comprar petróleo com os preços a serem fixados no Dubai, Londres e Nova Iorque não tendo em consideração as realidades da Ásia.
"Com este sistema, os importadores asiáticos pagam mais pelo petróleo do que os seus congéneres na Europa e nos Estados Unidos", refere John Tsang num artigo publicado na imprensa local.
"É cada vez mais importante para a China desenvolver um mercado de petróleo moderno, uma parte importante do que será um mercado internacionalizado de derivados de petróleo que permitirá aos importadores asiáticos proteger os riscos das variações do preço do petróleo de uma maneira justa e transparente e no fuso horário da região", considera o secretário das Finanças de Hong Kong.
"Hong Kong pode ajudar o continente chinês a resolver a problema e pode acolher um mercado de derivados de petróleo ao abrigo do seu sistema legal", acrescentou o membro do executivo de Hong Kong.
A República Popular da China é um dos três maiores consumidores mundiais de petróleo e tem sofrido por isso a pressão da recente escalada de preços do petróleo bruto.
Os preços do petróleo têm registados sucessivos recordes desde que no início do ano ultrapassaram a barreira dos 100 dólares.
Hong Kong é uma das principais praças financeiras mundiais e tem vindo a tentar nos últimos meses o desenvolvimento de novos produtos financeiros de forma a conseguir atrair mais investimentos, incluindo o estudo de um mercado de capitais segundo a lei islâmica.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com