5.6.08

É o maior donativo alguma vez atribuída pela instituição
Santa Casa doa 2 milhões
às vítimas do sismo


Responsáveis da Santa Casa da Misericórdia entregaram ontem à tarde no Gabinete de Ligação do Governo Central em Macau um donativo de 2 milhões de patacas em prol das vítimas do terramoto de Sichuan. Coube a Leonel Alves, presidente da mesa da AG da Santa Casa entregar aos representantes do governo de Pequim aquele que é o maior donativo de sempre oferecido por esta instituição a uma única causa. Leonel Alves adiantou que mal chegaram as primeiras notícias do sismo de 12 de Maio, a Santa Casa da Misericórdia recebeu dos seus associados e da comunidade em geral um apelo para que a instituição pudesse participar no movimento de "contribuição monetária e não só para rapidamente demonstrar o nosso sentimento solidariedade pelos factos conhecidos".
Leonel Alves afirmou ainda que este é um sinal que a Santa Casa não está fora da sociedade, e que "tudo o que se passa a na China, sobretudo a nível de sofrimento e tragédia, repercute-se, igualmente, em todos nós". O advogado disse ainda que aquela instituição pretende criar estruturas internas que permitam um acompanhamento mais pormenorizado da situação em Sichuan, de forma a que se perceba em que áreas pode ser mais útil.
O Gabinete de Ligação recebeu, igualmente, os responsáveis da União Geral dos Trabalhadores(UGT) que entregaram um donativo superior a 1 milhão de patacas. Esta foi a quinta vez que membros da UGT se deslocaram ao Gabinete de Ligação, tendo já entregue mais de 3 milhões de patacas para contribuírem no auxílio às vitimas da tragédia que ocorreu em Sichuan.

CAIXA
Macau vai continuar a participar
na reconstrução em Sichuan


O Governo quer continuar a ter uma participação activa e cabal na reconstrução das áreas afectadas pelo sismo do passado dia 12 de Maio na província de Sichuan, especialmente nas escolas e instalações sociais. Esta foi uma garantia dada ontem por Chui Sai On. O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura revelou ontem, enquanto esperava pela chegada da equipa médica do território que esteve naquela província chinesa nas últimas 3 semanas, que manifestou ao Gabinete de Ligação do Governo Central (GLGC) a vontade do Executivo em participar na reconstrução da região afectada. Chui Sai On revelou que irá ser criado um grupo de observação sobre a reconstrução de instalações de ensino, sociais e desportivas que o próprio secretário irá liderar juntamente com o responsável do GLGC.
Chui Sai On elogiou a equipa médica que ontem regressou a Macau, assim como indicou que uma segunda equipa, composta por cerca de 20 médicos e enfermeiros, partirá, dentro de uma semana, para o Hospital Chuan Bei, na cidade de Nan Chong. Aquele responsável relembrou que, até ao momento, já se tinham voluntariado mais de 500 médicos e enfermeiros para fazerem parte da referida equipa e que o governo continua em contacto com o comandando de assistência humanitária do desastre de Sichuan e a Cruz Vermelha de Macau, a fim de saber quais as necessidades de ajuda nos locais da catástrofe.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com