19.6.08

Presidente da Associação dos Consumidores das Companhias de Utilidade Pública
"CTM devia reduzir tarifas da Internet"

Leong Kam Chun, presidente da Associação dos Consumidores das Companhias de Utilidade Pública de Macau, considera que a Companhia de Telecomunicações de Macau (CTM) deveria rever em baixa os seus tarifários dos serviços de Internet.
Em declarações reproduzidas na TDM chinesa, Leong lembrou que a CTM apresentou excelentes resultados no ano passado - a empresa encerrou 2007 com lucros líquidos de 652 milhões de patacas, mais cerca de 21 por cento do que os 540 milhões de patacas apurados em 2006. Neste sentido, defendeu o responsável, a empresa possuiu margem de manobra suficiente para proceder a descidas nos preços dos seus tarifários. Mas Leong apela também a que a CTM melhore substancialmente os serviços que presta. Ou seja, o responsável quer que a empresa de telecomunicações melhore o desempenho dos serviços de Internet. A empresa, diz Leong, deve empregar recursos para que as ligações de Internet sejam mais rápidas e correspondam às necessidades e desejos da população.
Relativamente aos serviços telefónicos de linha fixa, sector que a empresa opera em regime de monopólio até 2011, o presidente da Associação dos Consumidores das Companhias de Utilidade Pública é da opinião de que o Governo deveria promover a competitividade. Assim, é favorável ao desenvolvimento sustentável de Macau, defende, a existência de mais empresas a oferecerem este tipo de serviço.
A CTM, que tem a concessão de serviços de telecomunicações até 31 de Dezembro de 2011, está numa fase inicial de negociações com o Governo para a revisão do contrato, conversas que devem prolongar-se até ao final do ano.
A Companhia de Telecomunicações de Macau, que tem a Cable & Wireless como accionista maioritário com 51 por cento do capital, detém o monopólio das comunicações fixas em Macau e partilha com a Hutchison Telecom, Smart Tone e China Unicom o mercado dos telemóveis, incluindo a terceira geração.
Apesar de não deter uma licença exclusiva dos serviços de Internet, a CTM está sozinha neste segmento de negócio de telecomunicações.
Segundo os últimos dados, em 2007 registaram-se 121 mil utilizadores de Internet, uma subida de 15 % face a 2006. Quanto ao número de utilizadores de telemóvel, a CTM tinha no ano passado 356 mil clientes, um crescimento de 19 % face a 2006.

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