1.7.08

AL criou nova comissão especializada para questões da função pública
“Soluções ideais não existem”

Alfredo Vaz

O plenário aprovou ontem por unanimidade a constituição da Comissão Eventual para a Análise de Iniciativas relativas ao Funcionalismo Público. Leonel Alves, primeiro subscritor do projecto, explicou ao PONTO FINAL os porquês da criação da Comissão, louvando também o esforço da administração pública em tentar encontrar soluções para uma das áreas mais carenciadas: a falta de recursos humanos na área da produção jurídica.
“Trata-se de uma melhor gestão do tempo. Estamos praticamente na segunda parte da presente sessão legislativa, os dois diplomas hoje (ontem) aprovados são diplomas extensos e com alguma complexidade, prevê-se que a breve trecho novos diplomas da área da função pública virão à AL, portanto há necessidade de uma especialização por parte desta comissão. As actuais comissões permanentes estão sobrecarregadas de trabalho, daí a necessidade de procuráramos uma solução: por um lado reunir deputados mais vocacionados nesta matéria da função pública, e por outro uma melhor distribuição das tarefas.”
As expressões ‘falta de tempo’ e ‘o tempo urge’ têm sido recorrentemente usadas em plenário pela própria presidente da AL. Leonel Alves reconhece que há uma sobrecarga em fase final de sessão legislativa: “A Assembleia já tem neste momento uma agenda bastante sobrecarregada, e com o anunciar pelo Executivo, e também da parte de alguns deputados, de novas iniciativas legislativas, na fase derradeira dos trabalhos haverá sempre um certo ‘stress’. A Assembleia está também a tentar procurar e encontrar mais elementos para a sua assessoria técnico-jurídico, portanto isto tudo é um quadro geral já delineado no sentido de fazermos face a este novo desafio que é consubstanciado pela existência da várias iniciativas legislativas”, disse o deputado.
Os mecanismos encontrados pela administração para cativar as suas maiores valias face à concorrência do sector privado, foram relevados por Leonel Alves em declarações ao PONTO FINAL: “Soluções ideais não existem. Importante, e de relevar, é a iniciativa do Executivo de encontrar soluções. Sobretudo soluções numa área muito especifica e muito carenciada em Macau. Isto é um primeiro passo de uma caminhada que pode ser longa, e Macau precisa sobretudo de encontrar - a curto prazo - técnicos adequados para as funções e também é importante preparar novos quadros.
Voltando um bocadinho ao bilinguismo, uma politica que foi adoptada na década de noventa, bilinguismo que é importante sobretudo na área jurídica e da produção legislativa. Está hoje mais do que assente que para poder legislar bem é preciso haver um domínio bom nas duas línguas, sobretudo conhecer o Direito de Macau, e o Direito envolvente nesta área, é um esforço que tem que ser feito, porque temos que pensar o Macau do futuro, um Macau de daqui a 10 anos. A RAEM precisa de quadros novos - ao lado de quadros bem preparados – e para isso também é preciso haver incentivos: incentivos materiais para alem da criação de condições propícias para podermos congregar em Macau pessoas com inclinação para estas tarefas.”

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com