15.7.08

Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau começa a 13 de Setembro
Vigésima edição promete o maior espectáculo

O Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau, que este ano conta vinte anos, tem início em 13 de Setembro de Setembro e fecha o pano no dia 1 de Outubro, na zona ribeirinha em frente à Torre de Macau, com actuações agendadas de grandes companhias da pirotecnia mundial.
A edição deste ano do Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau volta a contar com o patrocínio oficial da Wynn Macau, pelo terceiro ano consecutivo. Por outro lado, a organização decidiu subir o valor do prémio e subsídio de produção pirotécnica atribuído às equipas.
O programa do espectáculo pirotécnico foi ontem apresentado em conferência de imprensa pelo director dos Serviços de Turismo (DST), João Manuel Costa Antunes, e o presidente da Wynn Macau, Ian Coughlan.
Com início no dia 13 de Setembro, o Wynn Macau – 20º Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau, prolonga-se pelos dias 14, 20 e 27 de Setembro e termina no dia 1 de Outubro. A exibição pirotécnica de 14 de Setembro decorre no dia em que se celebra o Festival do Bolo Lunar, estando previstas para este dia actuações do Japão e Inglaterra. No primeiro dia de Outubro, Dia da Implantação da República Popular da China, haverá exibições da Austrália e Interior da China.
Este ano, a música sincronizada com as exibições pirotécnicas volta a ser requisito obrigatório do Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau. O público pode contar uma vez mais com sistema de transmissão sonora na Praça ao Ar Livre da Torre de Macau, a par com altifalantes na baía da Rua da Torre de Macau, e no largo em frente à Estátua da Deusa Kun Iam, na Av. Dr. Sun Yat Sen.
Todos os anos o Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau, um dos maiores eventos do mundo do género, convida grandes companhias de vários países e regiões para vir a Macau mostrar o seu talento pirotécnico. Este ano, como se trata da vigésima edição do evento, a organização procurou convidar um grupo de equipas com resultados particularmente fortes a nível internacional. Várias das equipas participantes são também antigas vencedoras do Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau.
As cinco noites de exibições pirotécnicas, com duas equipas por sessão, estão a cargo de, por ordem de actuação: Alemanha e Coreia do Sul; Japão e Inglaterra; Portugal e Taiwan, China; Filipinas e França; Austrália e Interior da China.
Destaque para a equipa do Japão, a Tamaya Art Pyro Technics, que venceu o Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau em 2004 e 2005. A equipa nipónica usa as mais modernas tecnologias de pirotecnia e realiza em média mais de 150 exibições por ano em locais como o Interior da China, Estados Unidos e Europa, entre outros.
Os franceses Brezac-Artifices também já são conhecidos do Concurso Internacional de Fogo de Artifício de Macau, tendo vencido o evento em 2006. A companhia, criada em 1965, desde que começou com exibições nos anos de 1980, é uma das melhores de França, conhecida pela aposta em espectáculos multi-media. Os participantes portugueses, Macedo & Companhia Pirotecnia, Lda., que venceram o concurso em 2000, são detentores de um recorde do Guinness pelo maior lançamento de pirotecnia do mundo, realizado em 31 de Dezembro de 2006 com 66,326 unidades de fogo de artifício,. Por outro lado, as equipas da Alemanha, Inglaterra e Interior da China são anteriores segundos classificados no evento de Macau.
Este ano, a organização decidiu elevar o valor do subsídio de produção de fogo de artifício e o prémio. O subsídio de produção atribuído a cada equipa, é agora de $20,000 dólares americanos, contra os anteriores $17,500, e o valor do primeiro prémio subiu para $8,000 dos anteriores $6,000. O valor do prémio para o segundo classificado foi elevado para $4,000 dólares dos $3,200 anteriores. Para o terceiro lugar, o valor é agora de $2,500 em comparação com os anteriores $1,800.
Este ano, a DST e a União Geral das Associações dos Moradores de Macau voltam a unir esforços para organizar o Arraial do Fogo de Artifício, que decorre nas noites de exibições pirotécnicas, na zona ribeirinha da Torre de Macau.
Os habituais concursos de fotografia e desenhos serão uma vez mais levados a cabo este ano. Em breve será anunciada a abertura das inscrições para o Concurso Fotográfico e a Competição de Desenho. Os vencedores dos desafios receberão prémios pecuniários e troféus.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com