15.7.08

Hidroavião pode voltar
a ligar Macau e Hong Kong


Quem viajar entre Macau e Hong Kong poderá, em breve, faze-lo de hidroavião. A hipótese foi ontem levantada na edição do South China Morning Post (SCMP). O jornal referia que a WaterfrontAir, uma empresa criada pelo empresário canadiano Michael Agopsowicz, quer ligar as RAE em 20 minutos através de um hidroavião com capacidade para 18 lugares. O DeHaviland DHC-6 é o modelo escolhido por esta empresa para competir com os helicópteros que asseguram as ligações áreas entre os dois territórios.
O SCMP avança que os voos ocorreriam entre uma zona perto do antigo aeroporto de Kai Tak e o terminal de Pac On em Macau. Segundo a mesma publicação, responsáveis pelas pastas do turismo das RAE já mostraram entusiasmo perante esta hipótese, embora tenham alertado que faltam fazer estudos de impacto ambiental.
Numa carta enviada ao empresário canadiano, o gabinete para os Transportes e Habitação de Hong Kong considerava que um meio alternativo de transporte rápido para Macau seria um acrescento bem vindo à ligação entre os dois territórios, além de que "os hidroaviões podem ser uma atração para quem viaje em lazer", acrescentava a missiva.
A WaterfrontAir planeia cobrar cerca de 1500 dólares de Hong Kong por cada viagem (apenas de ida). Actualmente, cada viagem de helicóptero entre as duas RAE custa cerca de 2400 dólares de Hong Kong, ao passo que as viagens de barco ficam nos 150 dólares. A companhia canadiana estima poder atrair cerca de 150 mil passageiros por ano para este percurso. Recorde-se que já no final dos anos 40 do século passado, a Cathay Pacific tinha proporcionado ligações de hidroavião entre Macau e Hong Kong.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com