16.7.08

Director dos Serviços de Educação e Juventude assegura
Governo promove desenvolvimento
saudável dos jovens


O director dos Serviços de Educação e Juventude (DSEJ), Sou Chio Fai, assegura que o Governo da RAEM tem dado ênfase ao crescimento saudável dos jovens, razão pela qual se implementou, em 2007, a “estratégia para o desenvolvimento global dos jovens de Macau”.
Em resposta à interpelação escrita da deputada Angela Leong, sobre as políticas para os jovens, o mesmo responsável salienta que, para concretizar esta estratégia, o Conselho de Juventude criou um grupo de consulta especializado, com o objectivo de acompanhar os assuntos relacionados com esta área.
Segundo Sou Chio Fai, no final de 2007 foi concluído o plano sobre a “estratégia para o desenvolvimento global”. Já este ano, e de acordo com a ordem de preferência, foram elaborados os trabalhos de criação do “projecto para os serviços juvenis na área de jogos de apostas” e o “projecto para os serviços juvenis na área de comportamentos desviantes”, respectivamente. Paralelamente, a DSEJ está a elaborar as “políticas sobre a Educação Moral” adequadas à realidade de Macau, articulando-as com as estratégias futuras, mas também com as medidas da reforma e do desenvolvimento curricular, bem como a formação dos docentes. Neste sentido, o Plano de Financiamento “Cuidar do Crescimento dos Jovens 2008“ é utilizado como tema principal na Educação Moral, exemplifica o mesmo responsável.
Em Janeiro de 2005, a DSEJ, o Corpo da Polícia de Segurança Pública, a Polícia Judiciária e os Serviços de Saúde criaram o “Mecanismo de Informação sobre Casos Graves dos Alunos”. Sempre que sucedam casos graves que envolvam alunos (tráfico de estupefacientes, abuso de drogas, agressões na escola ou furtos), a entidade que primeiro tomar conhecimento da situação informa as outras, realça Sou Chio Fai, lembrando que a DSEJ também criou grupos especializados para tratar de casos relacionados, grupos esses que são também responsáveis pelo acompanhamento.
Para permitir que os alunos saibam cumprir a lei e a disciplina, o Governo da RAEM tem realizado, de forma permanente, concursos de perguntas e respostas sobre a lei, convívios e workshops sobre a promoção jurídica, de forma a estimular os conhecimentos jurídicos dos jovens, sublinha o director da DSEJ.
Além disso, ultimamente, visando fornecer instalações para actividades e campos suficientes para os alunos e jovens, a DSEJ tem impulsionado, esforçadamente, o plano de abertura dos espaços escolares ao público, estimulando as escolas a abrir os seus espaços para permitir que a comunidade utilize facilmente as instalações escolares. Actualmente, já há um total de 13 escolas a participar neste programa, destaca o director da DSEJ.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com