7.7.08

“Espectáculo de Hip Hop – Workshop de Hip Hop com o Instituto ISH” no Centro Cultural de Macau
Da rua para o palco

No sábado passado o Centro Cultural de Macau (CCM) apresentou o espectáculo “The Rising Sun”, subindo ao palco do pequeno auditório 36 jovens com idades entre os 13 e 18 que deram ao público presente uma mostra daquilo que aprenderam no workshop de Hip Hop do CCM. Os professores do Instituto ISH, da Holanda, também participaram na actuação que se centrou numa mostra das disciplinas centrais desta cultura urbana – o “street”/”break” dance, o grafitti, o “beat box”, e a música rap. O espectáculo foi acolhido por uma casa cheia que respondeu em igual medida à energia e jovialidade demonstrada em palco. Para além de darem a conhecer as novas habilidades aprendidas, os jovens também foram responsáveis pela cenografia e produção do espectáculo.
O workshop de Hip Hop de duas semanas, que decorreu entre o dia 23 de Junho e o passado dia 5, foi organizado pelo CCM com o intento de proporcionar aos jovens de Macau uma oportunidade de ficarem a saber mais sobre o Hip Hop, de trabalharem com artistas internacionais e aprenderem mais sobre a produção de um espectáculo. A residência do Instituto ISH em Macau também procurou aproximar culturas e cultivar o debate em torno dos EUA e da Europa. A iniciativa promoveu ainda o intercâmbio entre o ISH, os jovens, os artistas da cidade, o CCM e organizações de Macau como escolas, estabelecendo relações que continuarão a evoluir mesmo sem a mediação do instituto ISH. Estas relações vão dar aos jovens a oportunidade de continuarem a desenvolver as suas capacidades com profissionais da sua comunidade.
O Instituto ISH foi fundado em 1999, e criado a partir da ideia de realizar um espectáculo com disciplinas nunca antes contempladas pelo teatro. Este grupo holandês organiza inúmeras actividades nos Países Baixos, tais como workshops, demonstrações, projectos escolares e teatrais, e já efectuou digressões pelos Estados Unidos, Canadá, Rússia e Europa. O título, derivado do sufixo inglês ‘ish’, serve para tentar definir algo que não se enquadra numa categoria específica. Assim, é realçado o carácter multi-disciplinar dos espectáculos do instituto, em que se pode assistir a piruetas acrobáticas, dança em patins em linha, “street dance”, “break dance”, vídeo-arte, uma mistura ao vivo por um DJ, “beat box” e até artes marciais.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com