6.7.08

Excursionistas acusam agência de viagens, jornalista queixa-se de interferência de inspector da DST
Mensageiro da discórdia

Um inspector da Direcção dos Serviços de Turismo (DST) chamado a mediar um conflito entre um grupo de excursionistas e a agência que organizou a viagem a Macau foi acusado por um repórter de imagem de interferência na cobertura jornalística do incidente. Em comunicado, a DST diz acreditar ter-se tratado de um mal entendido e promete uma investigação interna para apurar a verdade dos factos.
O PONTO FIONAL soube que na origem do incidente – que ocorreu na passada quarta-feira – esteve a tentativa do representante da agência de viagens em querer cobrar uma taxa suplementar por uma visita guiada ao complexo Venetian, no COTAI. O grupo insurgiu-se contra o pagamento do suplemento e um inspector da DST foi notificado por volta das 23:00 horas para se dirigir a um hotel da cidade para resolver um incidente relacionado com o itinerário de um grupo de turistas. De acordo com o comunicado à imprensa da DST, “o inspector interveio na disputa entre o grupo de turistas e a agência de viagens, conseguindo com sucesso resolver o problema.”
A ‘revolta’ de alguns dos turistas voltou-se então contra os profissionais da comunicação social que faziam a cobertura noticiosa do incidente. Segundo a nota da DST, “Alguns dos turistas mostraram desagrado pelo facto do jornalista estar a tirar fotografias. O inspector da DST no local, na tentativa de fazer ouvir a vontade dos turistas, procurou interferir para o jornalista parar de tirar imagens.” No entanto a segunda tentativa de mediação foi mal sucedida, com o repórter de imagem do jornal Va Kio a acusar o inspector de interferir no livre exercício de cobertura noticiosa.
No comunicado distribuído ontem à imprensa, a Direcção dos Serviços de Turismo lamentou o sucedido, reiterou o respeito pela liberdade de imprensa e prometeu investigar o incidente. “A DST respeita a liberdade de imprensa, com quem tem mantido boas relações, e cuja colaboração acredita ser metade do sucesso destes Serviços. No futuro, a DST continuará a manter um bom relacionamento com os órgãos de comunicação social”, refere o comunicado.
O episódio de quarta-feira é o mais recente na ‘saga’ de desentendimentos entre agências de viagens e grupos de excursionistas de visita à RAEM e que levaram a DST a estabelecer um serviço de inspectores disponíveis 24 horas por dia para poder prestar apoio aos turistas necessitados ou queixosos.
Ao mesmo tempo, a DST em conjunto com a Polícia de Segurança Pública criou um sistema de alerta para resolução de incidentes quando relacionados com turistas “de forma a assegurar os direitos dos visitantes, salvaguardando a boa imagem de Macau como cidade de turismo”, lembra o comunicado de imprensa da DST.

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