15.7.08

Único restaurante de comida portuguesa na província de Yunnan é dirigido por macaenses
Portugal à mesa entre Kunming (e Macau)

É o único restaurante português na província de Yunnan e o único sinal de Portugal em muitos milhares de quilómetros. Dirigido por gente de Macau. Uma garrafa de «Redondo tinto» custa 108 yuans…

João Paulo Meneses e Maria Conceição Matos *
putaoya@hotmail.com

Vai para os lados de Kumning, a capital da província do Yunnan (na zona oeste, por cima da Tailândia e Vietname)? Então tome nota, se lhe apetecer um cozido ou uma feijoada: o único restaurante que serve esses – e outros pratos de matriz portuguesa – num raio de milhares de quilómetros é o Mister Steak.
Quando chegar ao Mister Steak pergunte pelo senhor Ruo Han. É ele o dono e é de Macau.
Comprou o restaurante há pouco mas decidiu manter as características – é um restaurante português na China, gerido por quem não é português: o vinho, a comida e a decoração, como se pode ver pelas fotos.
O Mister Steak fica numa das ruas mais típicas de Kunming, a Xing Wen Lu, «a 10 minutos da"baixa” de Kunming, chamada Nan Ping Jie. A Xing Wen Lu também é um centro de diversão nocturno».
«O restaurante vai de vento em popa, sempre com muita gente chinesa, negócios, famílias, aniversários, casamentos (por cada casamento há sempre quatro festas: amigos ou colegas e família de cada uma das partes) e namorados. Quem vai a este restaurante são chineses. Nunca lá vi estrangeiros (só eu). Tem mais frequência a noite, uma vez que se encontra numa dessas zonas. Parece-me que também e usado para comidas de negócios de chineses.
Já receberam uma nova remessa de vinhos portugueses enorme e apresentam em todas as semanas uma folha com a apresentação dos vinhos portugueses. Também têm uma lata de azeite português. Actualmente cada mesa do restaurante está decorada com a habitual jarra de flores (rosas), mais uma garrafa de 375 ml de «Redondo tinto», e uma folha explicativa dos vinhos portugueses, em chinês. As garrafas dos vinhos apresentam rótulos de origem escritos em Língua Portuguesa».

* Maria Conceição Matos é, como o PONTO FINAL lhe chamou em tempos, «a nossa cientista na China». Trabalha em Kunming, uma vez que a cidade e a região são dominadas pelo lago Dian (Dianchi ou Lago de Kunming), muito afectado pela poluição. A especialidade de Maria Conceição Matos é precisamente a recuperação dessas zonas húmidas, em que a biodiversidade está muito ameaçada. Está na China há cerca de três anos, onde já publicou vários livros. Os seus planos, apesar da ligação ao Instituto Superior Técnico, passam por continuar na China, onde – conta – tem sido muito bem acolhida. Mas o seu trabalho começa a ser conhecido em vários pontos do mundo, de África aos Estados Unidos (esteve recentemente em Washington), pelo que a China poderá ser a transição para uma nova fase.
Foi ela que nos falou neste restaurante português em Kunming, onde vive, o único sinal de Portugal em muitos milhares de quilómetros (é ela que aparece sentada à mesa). São suas as fotos e a parte do texto que está entre aspas.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com