3.7.08

James Cunningham está de partida para Israel
"As relações entre os Estados Unidos e Macau
são excelentes"


O Cônsul geral dos Estados Unidos em Macau e Hong Kong cessa funções no final do mês. A partir de Agosto o cargo será ocupado por Joseph R. Donovan Jr.

Rui Cid

James Cunningham cumpre os últimos dias da sua missão nas duas regiões administrativas especiais, estando de partida para Israel, onde vai desempenhar funções de Embaixador Extraordinário. Ontem, num evento comemorativo dos 232 anos da independência dos Estados Unidos, o ainda Cônsul Geral afirmou , em jeito de balanço, estar contente com o rumo das relações diplomáticas entre a RAEM e aquele país, que, nos últimos anos, "têm sido excelentes". No discurso que marcou o início das cerimónias, o cônsul disse que Macau e os Estados Unidos devem continuar a ser "amigos e parceiros", prevendo um "futuro brilhante" para as relações entre as duas regiões. James Cunningham sublinhou que a comunidade norte-americana na RAEM atinge já as 2 mil pessoas, um número que deve continuar a crescer, uma vez que Macau é um destino favorável aos investimentos dos Estados Unidos. Posteriormente, e já só perante a comunicação social, Cunningham voltava a confirmar as "óptimas" relações entre os dois governos que não foram afectadas pelo facto de Macau se encontrar na lista de observação do departamento de estado norte americano, devido à questão do tráfico humano. James Cunningham ressalvou que o executivo encabeçado por Edmund Ho têm feito "importantes esforços, com a aprovação de nova legislação, no combate a esse tipo de crime". Por estar prestes a cessar funções, o Cônsul declinou apontar quais as áreas em que os dois governos devem cooperar activamente, mas, perante a insistência dos jornalistas, admitiu que a conservação ambiental nesta zona do globo poderá ser um tema presente nos próximos encontros bilaterais.
O novo Cônsul Geral será, já a partir de Agosto, Joseph R. Donovan Jr. que abandona a embaixada dos Estados Unidos em Tóquio, onde ocupava, desde 2005, o cargo de Chefe de Missão. Anteriormente, Donovan Jr tinha sido director do gabinete para os assuntos da China e da Mongólia no departamento de estado norte americano. Joseph Donovan completou o mestrado em segurança nacional na Escola Naval de Monterey na Califórnia. Da sua formação académica faz parte um bacharelato de Assuntos Internacionais na Universidade de Georgtown, partindo depois para a Coreia do Sul onde esteve dois anos como voluntário num corpo de paz. No currículo deste diplomata constam ainda passagens por Pequim, Taiwan e Doha.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com