2.7.08

Mais cinco anos de Rui Martins na vice-reitoria da Universidade de Macau
"Queremos que a UM seja um centro de estudos
e investigação"


A Universidade de Macau anunciou os nomes dos novos vice-reitores depois de o Conselho da UM ter aprovado os nomes que saíram do processo de recrutamento a nível internacional

Rui Cid

Nos próximos anos a Universidade de Macau (UM) vai continuar a apostar na área da investigação. Esta é a garantia que o vice-reitor Rui Martins deu ao PONTO FINAL. Na vice-reitoria da Universidade de Macau desde 1997, o professor Rui Martins foi um dos nomes que saíram do processo de recrutamento a aberto nível internacional previsto aquando da revisão estatuária da UM.
Em 2006, os novos estatutos passaram igualmente a definir três lugares de vice-reitor, para as áreas da investigação, assuntos académicos e administração. Sem tempo para aplicar logo nesse ano, o sistema de recrutamento aprovado, a UM nomeou, até esse processo estar concluído, três nomes. Dessa lista fazia parte, além de Rui Martins, Alex Lai Iat Long, que continua na área da administração. A estes dois nomes junta-se agora, e para os próximos cinco anos, o professor Simon Ho, natural de Hong Kong, que apenas irá iniciar funções a partir de 1 de Fevereiro de 2009, depois de um processo que a Universidade de Macau considera ter sido "muito rigoroso". A UM sublinha que é ser a primeira instituição de ensino superior da RAEM a convidar uma firma de consultadoria internacional para "assistir no recrutamento da sua equipa de liderança executiva".
Para o mandato que assume a 1 de Setembro, Rui Martins quer continuar a apostar no desenvolvimento da investigação na UM. O Catedrático natural de Lisboa, onde nasceu em 1957, explicou em declarações ao PONTO FINAL que quando, em 1997, deixou a direcção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UM para assumir a vice-reitoria, a instituição começava a despertar para a área da investigação, depois de anos a ser uma "teaching school", isto é, uma universidade dedicada apenas ao ensino, onde apenas 500 mil patacas eram canalizadas para apoios a projectos de investigação. Hoje em dia, destaca o professor, esse valor atinge os 20 milhões de patacas, cerca de 4% do orçamento da UM, e começa a "haver resultados importantes", mas o vice-reitor quer mais: " o objectivo para os próximos anos é chegar aos 10%". Dinheiro que serviria, afirma Rui Martins, para auxiliar os docentes a deslocarem-se a conferências internacionais, e para apoio às pesquisas e investigações dos alunos de mestrado e doutoramento. A ideia é, expressa o professor, tornar a UM num centro de estudos e investigação, onde as "variantes de ensino e pesquisa coabitem".
Rui Martins licenciou-se em Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, onde, mais tarde, viria a completar a sua formação académica ao concluir o Mestrado(1985) e o Doutoramento(1992) em Engenharia Electrónica e de Computadores no Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores(DEEC), tornando-se, em 2001, professor agregado neste departamento. O professor encontra-se em regime de Licença Especial, no IST, desde Outubro 1992, altura em que chegou a Macau para dar aulas na FCT. Em 1998 torna-se professor catedrático. No ano seguinte, o ultimo sob administração portuguesa, é condecorado pelo governo do território com a medalha de Mérito Profissional. Rui Martins foi igualmente condecorado pela administração chinesa quando, em 2001, Edmmund Ho lhe atribui o Título Honorifico de Valor.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com