1.7.08

Reunião de ontem serviu para definir linhas de progresso conjunto
Macau e Hong Kong aprofundam cooperação

Macau foi ontem palco de uma reunião de cooperação ao mais alto nível entre as duas Regiões Administrativas Especiais realizada na sede do Governo, sobre formas e meios de aperfeiçoar formalidades e procedimentos de entrada e saída nas fronteiras, para maior conveniência dos cidadãos, e a viabilidade de alargamento das áreas de cooperação bilateral.
O secretário para a Economia e Finanças de Macau, Francis Tam, e o secretário das Finanças de Hong Kong, John Tsang Chun-Wah, presidiram à reunião.
Nas intervenções de abertura, os dois foram unânimes a defender que a cooperação entre duas regiões administrativas especiais da RPC é um processo natural, além de fruto da vontade bilateral, cujo desenvolvimento, reforço, diversificação e extensão, com verdadeiro empenho e pragmatismo, poderá contribuir para o progresso comum e um futuro melhor dos dois territórios.
Francis Tam referiu ainda a importância do papel da cooperação entre Macau e Hong Kong como parte integrante do plano mais vasto de cooperação regional integrada, recentemente debatido na província de Guangdong, para um novo impulso das relações e conjugação de esforços trilaterais, com o apoio e empenho de todos.
O secretário para a Economia e Finanças indicou que, com base nos alicerces já estabelecidos, Macau e Hong Kong tencionam, ao longo do corrente ano, reforçar ainda mais e cooperação e intercâmbio entre serviços homólogos, para maior facilidade dos residentes, designadamente em termos de criação de canais de contacto e acompanhamento de assuntos em 16 áreas, e um arranque mais rápido e eficaz dos trabalhos.
O mesmo responsável acrescentou que as duas partes já têm resultados e progressos a vários níveis, mais significativos em termos de serviços de migração, com consenso bilateral alcançado entre peritos sobre os procedimentos e facilidades de entrada e saída de fronteiras mais convenientes para os residentes de ambos os lados.
Francis Tam referiu, por outro lado, que, em matéria de turismo, os serviços competentes dos dois lados decidiram que a actividade de “intercâmbio” realizada no passado mês de Abril passará a reunião de carácter regular e permanente, para continuar a fomentar a cooperação bilateral a vários níveis, tais como, entre outros, promoção, gestão e turismo de negócios.
Quanto à cooperação na protecção ambiental, o responsável da tutela da Economia e Finanças de Macau sublinhou o forte apoio dos serviços responsáveis competentes de Hong Kong à edição do Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental Macau 2008 (MIECF 2008, na sigla inglesa), em Abril último, com votos de que o evento possa concorrer como plataforma de cooperação ecológica para o desenvolvimento de mais acções conjuntas de protecção regional integrada do ambiente.
Em termos de serviços do mercado laboral, outra das áreas em apreço, Francis Tam falou do fortalecimento de mecanismos de cooperação a vários níveis: troca de informações, indemnizações a trabalhadores de Hong Kong em Macau, e vice-versa, por acidentes de trabalho ou, ainda, segurança e saúde no trabalho.
A nível de serviços da Administração Pública, o mesmo dirigente referiu que os serviços competentes intensificaram as consultas, tendo criado meios de troca de informações sobre formação e a criação de uma base de dados sobre formadores, desenvolvimento de acções de formação profissional à distância (via Internet), ou, ainda, a promoção e o incentivo à cooperação e intercâmbio entre funcionários públicos.
Entretanto, ensino, rede de comunicações e transportes transfronteiriços, saúde pública, protecção do património, foram também referidas como áreas com espaço, ainda, para desenvolvimento da cooperação no futuro.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com