3.7.08

Serviços de Saúde procuram responder às exigências da sociedade
População procura cada vez mais
assistência médica


Segundo o director dos Serviços de Saúde, Lei Chin Ion, várias instituições médicas estão a ser subsidiadas para criarem um hospital de reabilitação, com o intuito de satisfazer as necessidades dos serviços médicos dos idosos. Após a construção deste hospital, o número de camas de reabilitação vai passar das actuais 23 para 100.
Em resposta à interpelação escrita do deputado Chan Meng Kam, o director dos Serviços de Saúde refere que nos últimos anos a procura de serviços médicos por parte da população tem vindo a aumentar, bem como o número da população flutuante.
Quando comparado com o ano de 2003, o número de internamentos no Centro Hospitalar Conde de São Januário (CHCSJ) em 2007 aumentou 12 por cento, o número de consultas externas subiu 29 por cento e o número de consultas nas urgências cresceu 13 por cento. Presentemente, o CHCSJ dispõe de 484 camas, sendo bastante alta a taxa de ocupação, refere o mesmo responsável. Assim, com o intuito de dar resposta ao futuro desenvolvimento geral das especialidades médicas de Macau, mas também para satisfazer a procura de serviços de urgência dos cidadãos e dos visitantes, os Serviços de Saúde e as instituições profissionais estão a avaliar os métodos para aperfeiçoar as actuais instalações e serviços médicos especializados, adianta o mesmo responsável.
No que concerne aos cuidados de saúde primários, Lei Chin Ion afirma que os Serviços de Saúde têm vindo a prestar máxima atenção às situações concretas dos bairros comunitários, estando a estudar se é necessário aumentar o número de centros de saúde. Além disso, acrescenta, com base nos recursos humanos e dentro das condições permitidas, está também a ser estudada a possibilidade de alargar o horário de funcionamento dos centros de saúde, de forma a solucionar a questão de eventuais incómodos para os cidadãos em termos de consultas médicas.
No que diz respeito à colaboração com as instituições médicas civis, os Serviços de Saúde criaram, em Março de 2007, a Comissão de Avaliação do Patrocínio dos Serviços de Saúde às Organizações Médicas, entidade responsável pelo estudo, apreciação e fiscalização dos casos de subsídio, conclui Lei Chin Ion.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com