10.7.08

Tribunal autoriza entrada na bolsa da Sociedade de Jogos de Macau
Accionistas querem responsabilizar
Winnie pelo atraso


O Tribunal de Hong Kong autorizou ontem a Sociedade de Jogos de Macau a continuar o processo de listagem na bolsa, negando provimento a um requerimento da irmã de Stanley Ho, que queria impedir a entrada em bolsa.
O Tribunal recusou rever a decisão do regulador do mercado, que aceitou a entrada da companhia em bolsa, mas Winnie Ho, irmã de Stanley Ho, já tinha feito saber que iria apresentar recurso caso a decisão não lhe fosse favorável.
Ao início do dia de ontem, a Sociedade de Jogos de Macau tinha já anunciado o adiamento para 16 de Julho da listagem e início da negociação depois de a 03 de Julho o mercado ter fixado o valor de cada acção em 3,08 dólares de Hong Kong, o valor mais baixo do intervalo previsto para a compra.
Entretanto, e devido a mais um atraso da cotação da empresa - num processo que se arrasta desde 2006 - fonte ligada ao processo de listagem disse ontem à Agência Lusa que accionistas da Sociedade de Jogos de Macau querem responsabilizar Winnie Ho pelo adiamento e perdas financeiras.
A fonte explicou que depois da acção em Tribunal, a empresa e o regulador “seguiram as regras” e adiaram a listagem da empresa que estava prevista para quinta-feira.
“Com mais este caso, tínhamos de adiar porque mesmo que haja uma decisão positiva para a companhia em tribunal não era viável ter tudo preparado para a cotação na quinta-feira”, explicou a fonte.
Por outro lado, “este entrave tem de ser explicado aos investidores e tem de lhes ser dada a possibilidade de saírem da operação pelas novas condicionantes, pelo que foi decidido preparar a listagem com alguns dias de intervalo entre a decisão do tribunal e o tempo necessário dos investidores decidirem”, acrescentou.
“A grande questão neste processo é saber a quem interessa o adiamento, a quem interessa que a Sociedade de Jogos de Macau vá para o mercado ganhar quase um quarto do que podia ter ganho em 2006”, questionou, sem avançar mais pormenores.
Em 2006, a empresa estimava conseguir no mercado de capitais nos mesmos moldes da actual operação de venda - de 25 por cento das suas acções do capital aumentado - cerca de 15.000 milhões de dólares de Hong Kong, para no final de 2007 esperar apenas 8.000 milhões de dólares de Hong Kong.
Com a fixação da cotação a 03 de Julho, a operação pública de venda gerou receitas de 3.850 milhões de dólares de Hong Kong, cerca de um quarto do valor esperado há dois anos.
“Quando 93 por cento dos accionistas da Sociedade de Turismo e Diversões de Macau - que detém 80 por cento do capital da Sociedade de Jogos de Macau - apoiaram a listagem e apenas Winnie Ho, que detém sete por cento da empresa, está contra, é natural pensar-se que será ela a estar errada”, acrescentou a fonte.
Após a acção de segunda-feira, alguns accionistas não excluem assim a possibilidade de “pedir responsabilidades financeiras a Winnie Ho”, que além de ter perdido dinheiro com o adiamento da operação, pode também “ser confrontada com as perdas dos seus sócios”.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com