14.7.08

UNESCO não considera Farol da Guia em risco

Os monumentos de Macau contemplados na lista do Património Mundial não estão em risco. A confirmação é dada pela própria UNESCO que divulgou este fim de semana uma lista com os monumentos em risco de perder o estatuto de Património Mundial da Humanidade, e de que o Macau Daiy Times dava ontem conta. A questão da protecção aos monumentos tem sido um tema quente no quotidiano da RAEM, com várias associações e grupos de apoio à herança cultural do território a tecerem críticas ao Executivo liderado por Edmund Ho, que, acusam esses grupos, negligenciou a protecção destes monumentos, nomeadamente o Farol da Guia. O grupo de protecção do Farol Guia chegou mesmo, o ano passado, a enviar uma carta para a sede da UNESCO, na qual expressava a sua preocupação com a falta de protecção ao monumento, apelando à intervenção daquele organismo. A defesa do governo chegou pela voz do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, Fernando Chui Sai On, que garantia as construções em curso não afectavam os monumentos contemplados na lista do Património Mundial. No início do ano, foi estabelecido um limite máximo de 90 metros de altura para edifícios circundantes à zona do Farol da Guia.
A UNESCO afirmou que nem Macau, nem nenhuma outra cidade chinesa se encontram na lista de perigo da instituição. O Porto da Lua em Bordéus, três mesquitas na cidade de Timbuktu no Mali ou o santuário Machu Pichu no Peru, são alguns dos 30 monumentos em risco de perder o estatuto de Património da Humanidade de acordo com a lista elaborada pela UNESCO.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com