18.8.08

10 candidatas apresentadas oficialmente
Miss Macau está de volta

É já daqui a menos de um mês, a 7 de Setembro, que Macau volta a eleger a sua Miss. Serão 10 candidatas com idades compreendias entre os 19 e os 26 anos a lutar pelo título de mulher mais bela do território.

Rui Cid

Depois de um interregno de onze anos, o concurso Miss Macau está de volta. A contagem decrescente já começou e a noite do próximo dia 7 de Setembro promete ser animada. No complexo do hotel/casino Venetian 10 candidatas, com idades compreendidas entre os 19 e os 26 anos vão lutar pelo título de mulher mais bela do território. As jovens, todas elas estudantes universitárias ou já licenciadas, desfilaram ontem pela primeira vez perante os olhares atentos da comunicação social, numa cerimonia que contou com a presença da subdirectora dos serviços de turismo de Macau. Helena de Senna Fernandes considerou, em declarações aos jornalistas, que o concurso é uma oportunidade de dar a conhecer a nova face do território:" Macau mudou muito nos últimos onze anos, e pretendemos mostrar ao mundo a nova face de Macau". Uma ideia reforçada também pelo presidente da Venetian Macau, empresa que se associou ao envento. Mark Brown afirmou mesmo que um dos propósitos da companhia que preside é "promover o nome da RAEM".
Das dez beldades, há uma que merece atenção especial da comunidade macaense. Com o nº5, Ana Kuan Barroso é única candidata que se consegue em português. A jovem de 20 anos que gosta de cantar e ouvir música, diz sentir alguma pressão por ser a única candidata macaense. Para o futuro, Ana já definiu que ser "uma grande tradutora": " como o meu pai é português e a minha mãe chinesa, falo as duas línguas, por isso estou a estudar para ser tradutora", diz de sorriso aberto, sem disfarçar, contudo, um nervoso miudinho de quem não está habituado às "luzes da ribalta". Um nervosismo que Ana e as restantes nove candidatas vão poder combater no tempo que falta para a grande noite, e também nas "aulas" que a organização tem preparadas, e que incluem, entre outras, lições de etiqueta.
Depois de receber o concurso Miss Macau, o território acolhe em Novembro o evento Miss Internacional. Um concurso que, nas palavras de Helena de Senna Fernandes, "pode levar o nome e a imagem da cidade a uma audiência mais vasta, uma vez que o evento será alvo de transmissão televisiva para vários países".

CAIXA
As 10 candidatas

O Ponto Final dá-lhe a conhecer o perfil das candidatas, jovens e elegantes que se querem tornar na mais bonita mulher de Macau. A candidata nº1 é Vanessa Chan, tem 26 anos e é Professora de Dança. Gosta de correr, dançar, e claro está de dançar. Com o nº2 dois aparece Kelly Qu, assistente na realização de eventos. Esta jovem de 24 anos adora dançar e viajar e tem o sonho de ser uma "excelente relações públicas". A candidata nº3, Sónia Hoi, tem 23 anos, e quer ser uma mulher de negócios que contribua para a sociedade. Milna Leong é a senhora que se segue, com o nº4. Aos 24 anos, Milna trabalha como secretária executiva, mas ambiciona tornar-se advogada. A candidata nº 5 é Ana Kuan Barroso de 20 anos que estuda actualmente para ser tradutora. Com o nº6 irá desfilar Íris Chan, que do alto dos seus 22 anos confessa estar divida entre seguir uma carreira no mundo da moda, ou tornar-se professora. Chery Ng, de 21 anos, é a candidata nº7 e adora tocar piano e aprender coisas novas e interessantes. O número da sorte, o 8, ficou para Florence Loi. Aos 23 anos, esta jovem trabalha em publicidade e sonha em ser uma personalidade influente que contribua para a tornar a sociedade mais voluntariosa. O número 9 está reservado para a mais nova das 10 candidatas, Martina Wat. A estudante universitária de 19 anos, ambiciona viajar à volta do mundo de forma a experienciar outras culturas. Por último, com o nº10, aparece Annie Loi, de 22 anos, que sonha ser uma excelente actriz, e promover a cultura única de Macau. Dia 7 de Setembro, uma delas será coroada como a mais bela mulher da RAEM. Nós temos as nossas preferências, mas a decisão será do Júri.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com