18.8.08

Bolinha já tem semi-finalistas
Lam Pak ganhou ao Hoi Fan e fechou em primeiro

Fechou a primeira fase do campeonato de futebol de sete. Vem aí a parte mais interessante, meias finais e final. Na derradeira jornada, o Hoi Fan, mesmo perdendo, evitou um “grande” e vai defrontar a Polícia. No outro desafio, jogam Lam Pak e Vong Chiu. FC Porto tem meia-final da terceira na próxima terça-feira.

Vítor Rebelo
Rebelo20@macau.ctm.net

A bolinha vai entrar na fase de maior emoção, depois de um grupo (todos-contra-todos) de pouco interesse, uma vez que desde cedo os Sub 21 deixaram de ter hipóteses de qualificação para a fase seguinte da prova.
E como apenas um ficaria de fora, então a competição perdeu o espectáculo de outros tempos, em que a Associação de Futebol em Miniatura, independente da Associação de Futebol de Macau (mas com o mesmo presidente…) organizava os campeonatos, com regras completamente diferentes e bem mais interessantes para o público.
Segundo informações a que PONTO FINAL teve acesso, é intenção da actual equipa dirigida por Chong Coc Veng, “revolucionar” a bolinha, tanto do agrado dos adeptos do território.
A grande dúvida está em saber em que moldes essa revolução se vai processar. Mas tem de ser feita, para evitar o alheamento dos espectadores nas bancadas do Colégio D. Bosco e dar mais emoção e qualidade ao campeonato.
Agora que a bolinha do escalão principal atingiu as meias-finais, espera-se que o público já apareça em maior número para presenciar as meias-finais, agendadas para a próxima semana, quinta-feira, a partir das 19 horas no sintético do D. Bosco.

Hoi Fan perdeu
e saiu beneficiado

Relativamente à derradeira jornada da primeira fase, o único motivo de interesse estava em saber-se que escalonamento iria haver para as meias-finais.
Clube Desportivo da Policia de Segurança Pública e Sub 21 jogaram primeiro que o desafio de maior cartaz da ronda, Lam Pak e Hoi Fan. O conjunto policial não conseguiu melhor do que uma igualdade a zero, resultado que servia para Lam Pak e Hoi Fan gerirem o resultado.
Só que seria feio as duas equipas mostrarem declaradamente as suas intenções. Mas de facto ninguém parecia querer defrontar os mais credenciados.
A situação era esta: se o Hoi Fan empatasse ou ganhasse, teria de jogar com o Vong Chiu.
“Falámos no balneário antes do desafio diante do Lam Pak e chegámos à conclusão que seria preferível perder com o Lam Pak na derradeira jornada, tendo assim a possibilidade de actuar diante de uma equipa que, em princípio, estaria mais ao nosso alcance”, palavras do capitão Franscisco Rosário, o único não chinês que tem actuado neste campeonato da bolinha, ao contrário de vários portugueses que jogaram várias vezes no campeonato de futebol de onze, como foram os casos de Paulo Conde, Vasco e Hugo Afonso.
“Tivemos de ser realistas, mas fizemos o jogo pelo jogo, utilizando a nossa segunda equipa. Dos estrangeiros habituais, apenas um actuou e mesmo esse reside agora no território, por isso não necessita de visto. Claro que ao Lam Pak também não interessava ganhar, mas ficava feio se as duas equipas não atacassem e por isso se mostrassem interessadas no 0-0. Tanto nós como eles utilizámos jogadores que têm pouco ritmo nas pernas.”

Duas equipas
com suplentes

O Lam Pak acabou por ganhar por 2-1, depois de 0-0 no final dos primeiros vinte e cinco minutos. Foi a única derrota do Hoi Fan na primeira fase da competição, mas que lhe valeu (e ainda bem, segundo Francisco Rosário…), a saída da liderança da bolinha.
Com os resultados da última jornada da fase de grupos, o Lam Pak terminou em primeiro lugar, sem qualquer desaire. Quatro jogos, três vitórias e dois empates, contra dois triunfos, um empate e uma derrota do Hoi Fan, que acaba por ser a equipa sensação da competição, tal como já havia sido no “bolão”, ao fechar a temporada atrás de Monte Carlo (campeão) e Lam Pak (vice).
Aqui na bolinha, o conjunto onde se destaca Francisco Rosário e uma série de reforços estrangeiros, terá apenas perdido “por interesse” na derradeira jornada.
“Sim, reconheço que nada fizemos para ganhar o desafio ou sequer para empatar, porque pretendíamos defrontar a Policia nas meias-finais. Como disse atrás, discutimos o assunto no balneário antes da partida diante do Lam Pak, porque já sabíamos o resultado da Policia, e todos concordámos em “facilitar” a vitória ao nosso adversário.”

Chineses chamados
para as meias

Para o embate das meias, ou seja, de acesso à discussão do título neste campeonato de futebol de sete de Macau, o Hoi Fan já vai contar com alguns dos chineses:
“Mas não iremos ter todos os oito que integraram o plantel desta temporada no futebol de onze. Não temos necessidade de os trazer todos. Iremos discutir essa questão com o treinador, mas penso que talvez três já sejam suficientes para fazermos face ao confronto com a Policia. Dois da Chjina e outro, também chinês, mas a residir em Macau, aquele que já actuou no desafio com o Lam Pak.”
Francisco Rosário diz que agora tudo é possivel e que o Hoi Fan pode muito bem atingir a final e ganhar.
“Vamos para já pensar na meia-final. Nunca perdemos com a Policia, quer no “bolão”, quer na bolinha. Por isso penso que temos condições para lhes ganhar. Na primeira fase empatámos a zero, é certo, mas tivemos pouca sorte na finalização, já que construímos várias oportunidades de golo.”

Treinador quer
época em cheio

O capitão do Hoi Fan, que está em Macau há somente quatro anos, depois do regresso de Portugal, já ganhou uma vez a bolinha, mas foi na Divisão B, ao serviço do J. Speed.
No “bolão”Chico Rosário também nunca foi campeão do escalão principal, mas ajudou o Vong Chiu (na altura treinado por Miguel Heitor), a subir de escalão, vestindo depois a camisola do Vá Luen e agora do Hoi Fan.
Antes de sair para Portugal, actuou nos juniores dos três “grandes” de Macau, Benfica, Sporting e FC Porto (nesses tempos representado pelo FC Macau, de José Veiga).
Agora, Rosário quer tentar ganhar a bolinha como jogador (Hoi Fan) e como técnico (FC Porto).
“Era bom, gostava. Vamos ver. No que diz respeito ao Hoi Fan, penso que temos condições para discutir o título.”

FC Porto e Hong Ngai
No acesso à final

Relativamente ao “projecto FC Porto”, Francisco (o treinador), tem já na próxima terça-feira um ‘osso duro de roer”, defrontando nas meias-finais o Hong Ngai, uma equipa bastante experiente nestas andanças.
“Eles têm mais rotina de bolinha do que o FC Porto, mas vou contar com a equipa na máxima força e iremos discutior o resultado.
Recorde-se que o Hong Ngai tem nas suas fileiras um antigo “craque” da selecção do território, Ka Li Man, podendo proporcionar um bom jogo, de acesso à final da III Divisão.
Os “zauis e brancos” querem terminar a época em cheio. Depois de terem sido campeões na variante de onze, sob o comando de Rui Cardoso, pretendem fazer a dobradinha, agora na bolinha e sob a orientação do macaense Francisco Rosário.
É o final de temporada ao rubro no futebol de sete de Macau, aqauele que, de facto, tem muito maior projecção junto do público.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com