28.8.08

Capitanias dos Portos e Macao Water atentos à situação
Explosão em fábrica de produtos químicos
não afectou água de Macau


A explosão, terça-feira, ocorrida numa fábrica de produtos químicos na região autónoma de Guangxi, sul da China, não afectou a qualidade da água fornecida a Macau, informaram ontem, em comunicado, a Capitania dos Portos e a Macao Water.
Indicando que foi prestada uma "especial atenção" a este acidente, que, recorde-se, vitimou mortalmente quatro pessoas e feriu 44, o comunicado refere que os organismos competentes do interior da China foram imediatamente contactados para obter mais informações sobre o assunto
Assim, as informações obtidas mostram que o local onde ocorreram as explosões se situa na cidade de Yizhou, a 700 km de Macau. Segundo essas informações, é provável que um troço de 15 km do Rio Oeste tenha ficado poluído. No entanto, atendendo a que o local da ocorrência fica distante do local de extracção de água para o abastecimento a Macau, e os poluentes são materiais orgânicos de fácil evaporação e decomposição, este acidente não põe em causa o abastecimento de água a Macau e Zhuhai.
A explosão aconteceu terça-feira numa fábrica de produtos químicos, propriedade da empresa Guangwei Chemical. Os mais de dez mil moradores que vivem a um raio de menos de três quilómetros da fábrica foram retirados por temor a novas explosões ou fugas de substâncias tóxicas. A fábrica produz químicos utilizados em pintura, adesivos e vernizes, tais como acetato de polivinila e carboneto de cálcio.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com