31.8.08

Creative Macau celebrou 5º aniversário
"O balanço é positivo"

O Centro de Indústrias Criativas (CIC) está de parabéns. São cinco anos, completados ontem, a divulgar e promover os artistas de Macau. Lúcia Lemos faz um balanço positivo do trabalho realizado até aqui, mas lembra que há sempre caminhos a percorrer e novos projectos para desenvolver

Rui Cid

A ocasião era especial, e a Creative Macau juntou alguns amigos para comemorar a chegada à meia dezena de anos de vida. Uma idade bonita, pretexto ideal para a presidente do Centro de Indústrias Criativo fazer um balanço do trabalho desenvolvido.
"Penso que o saldo é positivo. As pessoas têm correspondido e temos conseguido alguns projectos bastante interessantes. Vamos desenvolvendo as nossas acções no sentido de promover e divulgar o trabalho dos artistas de Macau. Já estivemos na Irlanda, em Hong Kong onde levamos moveis desenhados por criativos locais, em Março levámos dois joalheiros à feira internacional que houve em Março no território", destacou Lúcia Lemos.
Em dia de aniversário houve também tempo para perspectivar o futuro. Apesar de não querer avançar muitos pormenores sobre planos para os próximos anos - "há contactos, mas ainda nada foi concretizado" - a responsável máxima do CIC adianta que em Novembro conta viajar até Portugal, mais propriamente ao norte do país - onde a Fundação Serralves e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte estão a desenvolver um projecto que visa criar um "cluster" de criatividade na zona - para marcar presença na Feira de Matosinhos. A ideia, explica Lúcia Lemos, é explorar contactos já existentes para, no futuro, levar produtos da RAEM para a Portugal.
Como não podia deixar de ser, pela proximidade, dimensão e potencialidade do seu mercado, a China está também na mira da presidente do CIC que admite já ter desenvolvido contactos neste país, sempre com um objectivo em mente - Levar os produtos de Macau para fora de portas.
Se a Creative divulga, é necessário, primeiro, que haja um trabalho de base desenvolvido pelos artistas locais. Lúcia Lemos reconhece que há muito caminho a percorrer para que haja "obra feita".
"Importa é que as coisas aconteçam, mesmo que não sejamos nós(creative) a fazê-las. Ponho muita paixão no meu trabalho. Vejo gente com muito talento, mas tem que haver mais espírito de iniciativa. Nós somos uma organização semi-governamental, não temos muitos apoios financeiros, e os artistas têm que ter ideias, e muitas vezes investir eles próprios. É preciso que as coisas passem do papel, onde são muito bonitas, para um plano real, onde as pessoas possam ver e tocar num projecto. Nós tentamos ajudar, ainda há pouco tempo conseguimos que um fabricante de mobílias Macaense que tem uma fábrica na China se dispusesse a construir o protótipo de 6 projectos de outros tantos artistas locais, é uma conquista, porque muito poucos designers o conseguem fazer sozinhos. Mas volto a dizer, quando vejo gente com talento, só posso estar optimista em relação ao futuro das industrias criativas em Macau", sublinha.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com