21.8.08

DSAL tinha dado um mês para concessionárias apresentarem proposta
Operadoras entregam plano de
progressão de carreiras para os locais


Há cerca de um mês, depois de uma reunião com representantes das operadoras do jogo, a Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (DSAL) tinha imposto a data de 18 de Agosto como limite para as concessionárias apresentarem um plano de formação bem como as formas de progressão de carreira dos residentes locais.
As propostas chegaram às mãos da DSAL ontem, juntamente com uma proposta relativamente ao uso de etiquetas identificativas por parte dos funcionários dos casinos.
Segundo a TDM chinesa, que citou membros da DSAL, as propostas vão ser analisadas e brevemente haverá um anúncio público sobre as mesmas por parte do Governo.
A apresentação destas propostas segue-se à exigência do Executivo
para que as operadoras actuem em conformidade com a legislação definida em 2002 para liberalização do sector, nomeadamente no que diz respeito à concretização do plano de desenvolvimento dos recursos humanos para trabalhadores locais.
A DSAL exigiu às concessionárias que apliquem a legislação de 2002, se comprometam a respeitar os direitos dos trabalhadores locais, e os preparem – através de acções de formação profissional – para a eventualidade de ocuparem posições de destaque nas estruturas das empresas. Com este conjunto de medidas, a DSAL espera conseguir ‘reclamar’ das operadoras uma atitude de responsabilidade social: que sejam elas próprias a defender os direitos dos seus empregados, tendo ao mesmo tempo que salvaguardar que os trabalhadores locais podem vir a ocupar cargos superiores no organigrama das empresas.
A legislação formulada em 2002 obriga as concessionárias a dar preferência à mão-de-obra local sempre que os postos de trabalho possam ser ocupados por ‘gente da terra’. Para o Executivo, ao serem obrigadas a prestar formação, as operadoras estarão assim já – e ao mesmo tempo – a pensar nas funções e cargos que os formandos vão desempenhar no futuro.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com