27.8.08

Emund Ho despediu-se ontem da delegação
Atletas de Macau partiram para os Paraolímpicos

O Chefe do Executivo, Edmund Ho, despediu-se ontem à tarde da delegação de Macau antes da partida para os Jogos Paraolímpicos de Verão de 2008. Macau fez-se representar nos Jogos Paraolímpicos pela primeira vez em 1988, mas segundo o presidente da Associação Desportiva dos Deficientes de Macau, António Fernandes, para esta participação existe um sentimento especial.
Ontem, em declarações à Rádio Macau, o dirigente associativo afirmou que, ao participar, em Pequim, no grande torneio internacional, "sentimos um grande orgulho". Lembrando que foi muito difícil aos atletas "conseguir a participação nestes Paraolímpicos." Apesar da tradição, já longa, de participação nestes eventos, o número dos atletas de Macau tem vindo a diminuir nos últimos anos, lamentou António Fernandes. "Estamos a encorajar os familiares para poderem trazer os seus filhos, para que possam treinar connosco. A ver se para os próximos Jogos podemos levar mais pessoas."
A Associação Desportiva dos Deficientes de Macau foi fundada em 1977, com a missão de ajudar os portadores de deficiência a integrarem-se na sociedade e a beneficiarem de todos os seus direitos. António Fernandes, um dos fundadores da associação, reconhece que há mais famílias a participar nas actividades desportivas, mas relembra que esta foi uma luta difícil.
"É uma responsabilidade muito grande ajudar a levar os deficientes para a frente, tirar-lhes o complexo de inferioridade, o que é muito importante, e trazer os familiares a acompanhar as actividades. Tivemos muitas dificuldades para conseguir tudo isto."
António Fernandes foi também o fundador do Serviço de Reabilitação do Hospital Conde de São Januário.
Os Jogos Paraolímpicos de Pequim vão decorre entre 6 e 17 de Setembro.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com