27.8.08

Voos directos entre continente e Taiwan
Escala em Macau é mais barato

A maioria das agências de viagens de Taiwan está a aconselhar os seus clientes da China Continental que demandam a Ilha Nacionalista a continuarem a usar voos com escala em Macau ou Hong Kong, uma vez que estes são quase 520 patacas mais baratos que uma ida-e-volta directa para o mesmo destino.
O governo chinês liberalizou o mercado das viagens directas para turistas a quatro de Julho, mas nas primeiras cinco semanas, até 19 de Agosto, apenas 9589 pessoas tiraram partido dos voos directos: uma média de 266 turistas por dia, muito longe dos projectados mil turistas chineses/dia.
Acresce que os voos directos são praticamente monopolizados – em 90 por cento da ocupação - por empresários de Taiwan com negócios da China, o que tem encarecido os custos. Um voo directo de ida-e-volta entre Xangai e Taipé custava no início desta semana cerca de 13 mil dólares de Taiwan (o equivalente a 3385 patacas, ao câmbio de ontem). A mesma rota, mas como escala em Macau ou Hong Kong, custa 11 mil dólares de Taiwan (cerca de Mop 2865), sensivelmente menos 520 patacas.
Os operadores turísticos acreditam que a mais turistas irão começar a usar os voos directos, agora que os Jogos Olímpicos terminaram, e com o seu fim caem uma série de restrições impostas pelo Governo Central: o governo chinês proibiu os empregados das empresas estatais de viajarem para Taiwan durante o período de duração dos Jogos Olímpicos de Pequim, entre oito e 24 de Agosto, até domingo passado.
Mas mesmo que se registe um grande aumento, os operadores turísticos acreditam que as viagens com escala em Hong Kong ou Macau vão continuar a ter grande procura, sobretudo enquanto se mantiver a diferença nos preços.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com