21.8.08

FDCT aprovou 25 de 48
pedidos de apoio em 2007


Em 2007 foram recebidos pelo Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e Tecnologia (FDCT) 48 pedidos de concessão de apoios, dos quais apenas 46 foram submetidos a apreciação e 25 foram aprovados.
Os números foram dados ontem a conhecer através da resposta de Florinda Chan a uma interpelação do deputado Chan Meng Kam. Segundo informou a secretária para a Administração e Justiça, o FDCT concedeu 32.924.900 patacas, dos quais 48 por cento se destinaram às áreas de informática e tecnologias de informação. Do restante, 20 por cento foi concedido para projectos ligados à medicina tradicional chinesa, 12 por cento para tecnologias ambientais, 8 por cento na área da tecnologia e biológica, 8 por cento para tecnologias ligadas à indústria manufactureira e 4 por cento para outras áreas, enumerou a secretária.
Todos os procedimentos, bem como a apreciação dos pedidos entregues ao FDCT, são efectuados de acordo com o despacho no 273/2004 do Chefe do Executivo, assegura Florinda Chan, explicando que os critérios de apreciação tiveram como referência as normas adoptadas por organismos semelhantes da China interior e de outros países, além das opiniões de diversos especialistas e académicos.
De acordo com a secretária, o quadro de critérios de apreciação serve para agrupar as notas concedidas pelos consultores a cada projecto. Deste modo, salienta, efectua-se uma avaliação objectiva de cada um dos pedidos, com base no valor tecnológico, criatividade, sucesso académico e reconhecimento das instituições requerentes, viabilidade do projecto e orçamento, entre outros critérios.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com