21.8.08

Hua Guofeng, sucessor de Mao Tse Tung, faleceu ontem aos 87 anos
Morreu o homem que acabou
com a Revolução Cultural


Hua Guofeng, o sucessor de Mao Tse Tung na liderança da República Popular da China e do Partido Comunista chinês, morreu ontem em Pequim, aos 87 anos, noticiou a agência oficial Xinhua.
Hua Guofeng morreu de doença ontem à tarde, segundo a agência, que não deu outros pormenores.
Nascido em 1921, aderiu ao Partido Comunista Chinês no final dos anos 1930. Mao Tse Tung escolheu-o para seu sucessor em 1976 e, meses mais tarde, quando Mao morreu, Hua Guofeng ascendeu à liderança do Partido Comunista.
Hua sucedeu a Zhou Enlai como primeiro-ministro chinês, após a morte deste em Janeiro de 1976. Pouco depois, assumiu a Secretaria-geral do Partido Comunista Chinês - cargo de mais poder no país - após a morte de Mao, em Setembro daquele mesmo ano.
O líder comunista entrou para a história como o homem que acabou com o turbulento período da Revolução Cultural (1966-1976), apesar de a vitória da linha reformista de Deng Xiaoping no seio do PCC o ter afastado das esferas do poder.
Hua nasceu em Fevereiro de 1921 na localidade de Jiaocheng, na província chinesa de Shanxi, e ingressou no PCC em 1938, ano no qual se uniu à "Longa Marcha" do Exército comunista por todo o país, fugindo dos seus rivais nacionalistas do Kuomintang.
Na sua breve liderança da política chinesa, de cerca de cinco anos, Hua acabou com a dramática experiência social da Revolução Cultural, retirando do poder o chamada Bando dos Quatro, grupo liderado pela mulher de Mao Tse Tung e que liderou a Revolução Cultural na China - cujos membros mais tarde foram considerados culpados dos crimes cometidos durante uma década em nome do pensamento maoísta.
Partidário da linha mais conservadora, Hua tentou retornar ao modelo soviético que a China aplicou na sua economia nos anos 50 (com ideias também fracassadas como o "Grande salto para a frente"), mas a linha reformista de Deng Xiaoping acabou por se impor e o país encaminhou-se para a transformação numa "economia socialista de mercado", um processo que continua ainda hoje.
A falta de apoios às suas ideias no seio do PCC fez com que Hua fosse sucedido como primeiro-ministro por Zhao Ziyang em 1980 e como presidente do grupo político em 1981 por Hu Yaobang, os dois partidários da linha de reforma económica do "Pequeno Timoneiro" Deng.
Hua manteve um cargo no Comité Central do PCC até 2002.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com