21.8.08

IAS baixou o valor do índice de risco social para abranger mais casos
Número de famílias que recebeu
subsídio de renda aumentou em 2007


Comparativamente a 2006, no ano passado mais 147 famílias em situação vulnerável ou marginal receberam subsídio de renda por parte do Instituto de Acção Social, revelou ontem, em resposta ao deputado Leong Heng Teng, a secretária para a Administração e Justiça Florinda Chan.
De acordo com os dados do IAS, foram registados 74 casos de atribuição de subsídio de renda às famílias em situação vulnerável ou marginal em 2006, contra 220 casos em 2007.
Em Janeiro último, o governo baixou o valor do índice de risco social para que mais famílias com menos recursos possam beneficiar de subsídios.
Estes apoios são definidos com base no índice de risco social. Para além de subsídio regular e subsídio especial para famílias em situação vulnerável, a mesma entidade atribui também subsídio eventual a indivíduos ou agregados familiares que se deparem com acidentes ou com necessidades especiais, causadores de carência económica, ou de agravamento da sua situação económica.
Os subsídios de renda são de 300, 500 e 800 patacas, consoante a situação das famílias.
Segundo Florinda Chan, o Governo sempre teve em atenção a pressão e impacto dos aumentos das rendas para a famílias em situação mais vulnerável e trata os casos de forma individual e conforme as necessidades práticas, procedendo, sempre, a revisões consideradas apropriadas para que as famílias que precisam de ajuda sejam devidamente apoiadas.
Entretanto, concluiu, aumentar a oferta de habitação pública e melhorar equipamentos básicos habitacionais são a orientação de trabalho do Governo para ajudar mais famílias na resolução dos problema de habitação e dar prioridade ao trabalho de cuidar da comunidade social menos favorecida.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com