18.8.08

Macau dá prioridade à reconstrução de lares de agricultores de Sichuan
Reconstrução a contra-relógio

Uma primeira tranche de 300 milhões de patacas (do total de cinco mil milhões e meio anunciados pelo Chefe do Executivo na passada quinta-feira) para ajuda à reconstrução da zona sinistrada de Sichuan chegará muito em breve aos cofres provinciais, para que as primeiras obras avancem de imediato e possam estar concluídas antes do inicio do rigoroso inverno chinês. A garantia foi dada às autoridades provinciais por Chui Sai On, Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, líder do Grupo de Coordenação para a Participação da RAEM na Reconstrução Pós Terramoto. A delegação de Macau que está de visita a Sichuan, deslocou-se ontem à cidade de Mianyang e à zona de Lizhou, em Guangyuan, para se inteirar da situação após o desastre que afectou a província.
Chui Sai On reiterou que Macau vai dar prioridade no apoio à reconstrução dos lares dos agricultores da cidade Guangyuan.
Segundo nota do Gabinete de Comunicação Social, o grupo de coordenação e os responsáveis locais trocaram opiniões sobre o método de apoio à reconstrução, tendo ambas as partes acordado que é indispensável dar maior importância à segurança e à qualidade das obras.
Além disso, “é também necessário assegurar o uso correcto dos recursos no apoio à reconstrução, visto que os mesmos pertencem ao erário público de Macau”, frisou o Secretário.
O governante acrescentou que compreende o desejo dos compatriotas de Sichuan, que querem ver as casas reconstruídas e regressar à vida normal, afirmando que a visita do grupo permitiu conhecer melhor a realidade da situação.
Segundo Chui Sai On, a delegação irá ter amanhã uma reunião com representantes de Sichuan, na qual se vão debruçar sobre os detalhes de apoio à reconstrução e determinar em concreto quais os projectos a serem apoiados.
Como os agricultores da zona de Lizhou, na cidade de Guangyuan, manifestaram o desejo de verem as casas reconstruídas nas mesmas localidades onde residiam antes do sismo, Macau vai dar prioridade no apoio a estes agricultores, adiantou o secretário. Tendo em consideração as necessidades inerentes ao início do Inverno, o Governo da RAEM fará tudo para que o apoio financeiro chegue o mais rápido possível, de forma a dar início aos trabalhos de reconstrução, sublinhou Chui Sai On.
A delegação teve, logo após a chegada a Chengdu, no sábado, uma reunião de trabalho com os membros do Grupo de Coordenação para a Participação da RAEM na Reconstrução Pós Terramoto, composto por dirigentes da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma de Sichuan, do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Governo Provincial de Sichuan e outras entidades governamentais da província.
O presidente da Comissão Provincial de Desenvolvimento e Reforma de Sichuan, Liu Jie fez, na mesma reunião, uma apresentação detalhada sobre os 37 projectos de reconstrução, e o presidente do município de Guangyuan, Ma Hua, fez a apresentação sobre os 17 projectos da reconstrução do distrito Lizhou. Os participantes assistiram também a um documentário sobre a situação pós sismo.
Chui Sai On salientou que, nos próximos três a cinco anos, o Governo da RAEM envidará todos os esforços para apoiar a reconstrução das zonas afectadas pelo terramoto para, desta maneira, poder concretizar a contribuição de Macau.
O mesmo responsável disse ainda que, durante a visita, os responsáveis da área de turismo terão encontros de trabalho, para definição conjunta do plano de cooperação bilateral no corrente e próximo ano, salientando que reabertura da linha aérea entre Macau e Chengdu constitui outro importante factor promotor para o desenvolvimento de turismo entre as duas partes.
A comitiva tem agendada para esta manhã uma última reunião - um pequeno almoço de trabalho - antes de embarcar de regresso a Macau, onde deverá chegar por volta da hora de almoço.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com