18.8.08

Modelo informático permite ao público simular planeamento urbano
Macau, Cidade do Futuro

Um modelo informático inter-activo que permite a simulação de um planeamento urbano está ao dispor da população de Macau, no Centro de Actividades Turísticas, até ao próximo domingo, dia 24.
Tal como foi apresentado no final da semana passada, o Digital Macao é um sistema informático que apresenta em imagem digitalizada o traçado urbano de Macau, com as respectivas informações e descrições de instalações urbanas relevantes e que permite uma análise dinâmica da situação. Como interface visual tridimensional, constitui uma ferramenta de gestão urbana e de apoio aos decisores de políticas. O sistema utiliza imagens tipo satélite, um modelo de elevação digital e um diagrama de vectores, integrados com imagens de importantes áreas urbanas e de edifícios de Macau.
Segundo o Centro de Estudos Estratégicos para o Desenvolvimento Sustentável (CEEDS), para além de constituir uma ferramenta profissional de planeamento urbano, o sistema Digital Macao permitirá também aos residentes exprimirem as suas ideias e opiniões de uma forma mais perceptiva e visual, ao participar na simulação de um planeamento urbano. Por exemplo, os utilizadores poderão saber quais as interacções de um edifício com as áreas circundantes e formar até uma ideia futurista da cidade, previamente a qualquer construção, através de esquemas comparativos, ajustamento de parâmetros dos projectos e análise da incidência solar ao longo do ano. O CEEDS acredita que a aplicação Digital Macao irá contribuir para ajudar os residentes a compreender melhor a importância do planeamento e do desenvolvimento urbanos na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável de Macau. O Digital Macao permite a simulação do futuro aspecto da cidade, dará aos residentes uma noção mais clara sobre a possível orientação geral do desenvolvimento urbano de Macau. Segundo nota do CEEEDS, o que se pretende, em última análise, é encorajar os residentes de todos os estratos sociais a participarem activamente no processo de consulta pública, expressando as suas opiniões e sugestões sobre o futuro desenvolvimento da cidade, alcançando assim um amplo consenso social sobre o desenvolvimento sustentável da RAEM.
A cerimónia de lançamento decorreu no final da semana passada e foi presidida pelo Chefe do Executivo, Edmund Ho, e por Xu Ze, Director-adjunto do Gabinete de Ligação do Governo Central da República Popular da China na RAEM e Lu Shumin, Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China na RAEM. Na ocasião, os dirigentes aproveitaram para reiterar o seu total apoio ao processo de consulta pública em curso sobre a estrutura do “Plano Conceptual para o Desenvolvimento Urbano de Macau”.
A exposição pode ser vista no Centro de Actividades Turísticas, paredes-meias com o Fórum, diariamente das 10:00 às 19:00 horas, até ao próximo domingo.
Uma reunião de consulta pública terá lugar a 20 de Agosto, pelas 18:30, no 2° andar do Centro de Actividades Turísticas. Os interessados em participar poderão reservar lugares através do telefone 2875 0780 ou através do email: register@cplan2008.gov.mo.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com