18.8.08

Projecto do novo edifício do Serviço de Urgência está concluído
São Januário vai ser ampliado

O projecto arquitectónico para a construção do novo edifício do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar Conde de São Januário já está concluído e as obras devem começar a breve trecho, anunciou o director substituto dos Serviços de Saúde, Chan Wai Sin.
Em resposta à interpelação escrita do deputado Ng Kuok Cheong, o responsável afirma que, depois da ampliação, a área de Serviço de Urgência será triplicada. Estas obras, ainda segundo Chan Wai Sin, visam adoptar um modo de funcionamento moderno, bem como assegurar a prestação oportuna de assistência de urgência aos cidadãos que recorrem a estes serviços.
O mesmo responsável lembra ainda que, no ano passado, o Centro Hospitalar Conde de São Januário começou também a desenvolver o projecto de ampliação da Sala de Observação existente no Serviço de Urgência, tendo duplicado a lotação de 12 para 25 camas, estando previsto que a respectiva obra esteja concluída no segundo semestre do corrente ano.
Outra questão que os Serviços de Saúde têm em cima da mesa prende-se com a construção de mais hospitais públicos.
Nesse sentido, Chan Wai Sin afirmou que o Governo tem vindo a debater a matéria com as instituições profissionais uma análise à situação da Região. Tendo por objectivo a adaptação ao desenvolvimento futuro das ilhas, esta análise permitirá avaliar e estudar a viabilidade de construção de novos hospitais públicos, sendo que os resultados servirão de base para os planos de desenvolvimento, a médio e longo prazo, do Centro Hospitalar Conde de São Januário.
Também em estudo está a viabilidade da junção dos centros de saúde de São Lourenço e do Porto Interior. Segundo Chan Wai Sin, os Serviços de Saúde criaram uma equipa preparatória e apresentaram propostas sobre os pontos-chave que terão de ser considerados, nomeadamente em relação ao desenho do espaço e ao local para a sua edificação.
Actualmente, diz Chan Wai Sin, os Serviços de Saúde consideram que a melhor opção para a construção do novo centro de saúde é o local onde se encontram a funcionar as instalações provisórias do Mercado de São Lourenço, acrescentando que o projecto será desenvolvido logo após a obtenção do direito de utilização do respectivo lote de terreno.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com