18.8.08

Paris em Pequim

Um edifício parisiense fim de século único no coração da cidade e coisa que Pequim nunca tinha visto. 390 quartos, um aparthotel com 79 unidades no mais luxuoso estilo francês e o primeiro restaurante português da cidade são apenas alguns dos atractivos do Legendale Hotel. O empresário David Chow não poupou nada nesta primeira investida hoteleira na China continental. E promete uma rede franchise de hotéis espalhada em varias províncias chinesas.

Nuno Mendonça
em Pequim

Quando foi anunciado que Pequim iria organizar os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, David Chow pensou que queria oferecer alguma coisa à Mãe-Pátria. Três anos e 2.6 biliões de renmimbis depois a obra nasceu. E mesmo para o estilo imperial da capital, o Legendale faz juz ao nome que evoca lenda.
Numa cidade que alberga já um hotel de sete estrelas e no mesmo bairro onde se situam o Peninsula e o Grand Hyatt, o empresário de Macau conseguiu um edifício que se impõe numa cidade em revolução arquitectónica.
Sem repetir o vidro aço e cimento que pulula em Pequim, Chow recorreu acertadamente a um estilo caro aos chineses e criou aquilo a que chamou "arquitectura palaciana do sul da Europa," onde se misturam influências, espanholas, portuguesas, inglesas, mas acima de tudo a França do período áureo. As entradas de todos os quartos são servidas por varandas com gradeamento inglês ao longo de 17 andares que culminam numa enorme clarabóia que serve o lobby e todo o edifício com luz natural. Tudo isto no coração da capital - na área de compras de Wangfujing e muito perto da praça Tianamen e da cidade proibida e templo do Céu.
Quanto a decoração, pense na França do Rei Sol: azul real, talha dourada em todos os quartos e espaços comuns onde se adicionam peças de antiquário, com destaque para a enorme lareira do século XIX trazida de um castelo francês, uma de três em França (outra semelhante encontra-se no Louvre). Preços destas obras não são referidos mas entram no bolo colossal de 2.6 biliões de renmimbis.
Na arte do bom jantar e para além dos refinados restaurantes francês Petrus e chinês Macau, Chow trouxe para Pequim o primeiro restaurante português da cidade, o Camões. Os chefes são Bruno Magro que vem do "irmão mais velho" de Macau (O Camões da Doca dos Pescadores) acompanhado por João Santos ( de Lisboa) e a gestão é de Mário Reis que em Macau geriu o Paprika, o Porto Interior e foi relações públicas da pousada de São Tiago.
Para a ementa, o português mais tradicional: bacalhau, caldo verde e doces conventuais para sobremesa. Mário Reis está convencido que o restaurante tem tudo para contar com a adesão dos pequinenses.
Um cinco estrelas servido por um staff atencioso de 800 pessoas não sai económico: uma noite no quarto mais barato custa 3.600 renmimbis, mas para gostos mais caros há Chairman suite a 48.000 renmimbis noite, ainda ultrapassada pela suite presidencial a 68.000 renmimbis! Um luxo que inclui mobiliário do século XVIII e que para já vai ser usada por delegações VIP que virão assistir aos Jogos a começar a 8 de Agosto, já que o Legendale é, com o Chia World, o hotel oficial para albergar as altas individualidades que assistirão aos Jogos.
No hotel as obras não terminaram e David Chow repete que faltam ainda oito dias e bem são precisos para ultimar a área da piscina e os últimos retoques nas suites e apartamentos. De nomes sonantes ninguém fala. O que a todos preocupa agora é ter tudo pronto antes da abertura dos Jogos.
Se o Legendale deixar já a sua marca durante os Jogos, David Chow terá um grande incentivo para a sua já planeada expansão hoteleira na China. Busca de terrenos em regiões como Chingdao, Xingjian, Guanxi e Guangzhou estão já a ser feitas.
Mas o importante, diz Chow, é que os Jogos Olímpicos corram bem. "Se os Jogos correrem bem, todos ficamos contentes."

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com