Parlamentares nipónicos estiveram recentemente em Macau
Japão a um passo de legalizar indústria do jogo
Japão a um passo de legalizar indústria do jogo
Uma delegação de representantes dos principais partidos políticos japoneses esteve em Macau entre os dias nove e 13 deste mês para estudar in-lóquo o fenómeno e os impactos da liberalização do sector do jogo. A deslocação da delegação partidária nipónica foi mantida em segredo, não tendo sido sequer noticiada na imprensa nipónica, disse fonte próxima do processo ao grupo analista Gambling Compliance.
Terá sido o sinal mais forte de que há consenso entre os principais partidos políticos para a legalização do jogo no País.
Segundo Toru Mihara, consultor para a área do jogo do Partido Liberal Democrático (PLD) – no poder – um princípio de acordo foi alcançado a 10 de Junho, mas as conversações e os resultados das mesmas foram escondidos da opinião pública. O assunto é altamente sensível, quase tabu, entre a sociedade, dividida entre o tradicional conservadorismo nipónico, e a nova vaga politica. O Partido Democrático, principal força da oposição, vinha até aqui revelando muitas reticências em dar o seu voto à criação de uma comissão parlamentar que arrancasse com a legislação que conduza à introdução do sector do jogo. No entanto, um passo decisivo foi dado no encontro que sentou à mesma mesa o PLD, o Partido Democrático e outros dois partidos com menor representação parlamentar. Segundo a mesma fonte, o presidente do Partido Democrático (PD) terá concordado em fazer parte de um grupo de estudo parlamentar, um acordo de princípio, mas significativo. O resultado prático da reunião foi a criação uma delegação conjunta que esteve em Macau e em Singapura entre os passados dias nove e 12 de Julho e da qual fizeram parte 13 membros LDP e três membros de Partido Democráticos. A delegação terá mantido encontros com responsáveis do Executivo local, mas a visita terá sido mantida em segredo a pedido dos próprios dirigentes políticos japoneses. Segundo Toru Miahara, o grupo terá levado para casa informações que considera muito úteis para a elaboração de uma futura legislação.
O PD controla a Câmara Baixa do Parlamento, e tem-se revelado o principal obstáculo às principais alterações legislativas propostas pelo governo de coligação, liderado pelo PLD. Mas segundo analistas políticos, o PD poderá estar a fazer uma jogada de antecipação, antevendo a possibilidade da realização de eleições antecipadas, na sequencia de uma moção de desconfiança votada em Junho contra o PLD
Mihara revelou à Gambling Complaince que o Partido Democrático aceitou criar um novo órgão dentro do seu partido para discutir as possibilidades de uma nova estrutura reguladora do jogo.