18.8.08

Parlamentares nipónicos estiveram recentemente em Macau
Japão a um passo de legalizar indústria do jogo

Uma delegação de representantes dos principais partidos políticos japoneses esteve em Macau entre os dias nove e 13 deste mês para estudar in-lóquo o fenómeno e os impactos da liberalização do sector do jogo. A deslocação da delegação partidária nipónica foi mantida em segredo, não tendo sido sequer noticiada na imprensa nipónica, disse fonte próxima do processo ao grupo analista Gambling Compliance.
Terá sido o sinal mais forte de que há consenso entre os principais partidos políticos para a legalização do jogo no País.
Segundo Toru Mihara, consultor para a área do jogo do Partido Liberal Democrático (PLD) – no poder – um princípio de acordo foi alcançado a 10 de Junho, mas as conversações e os resultados das mesmas foram escondidos da opinião pública. O assunto é altamente sensível, quase tabu, entre a sociedade, dividida entre o tradicional conservadorismo nipónico, e a nova vaga politica. O Partido Democrático, principal força da oposição, vinha até aqui revelando muitas reticências em dar o seu voto à criação de uma comissão parlamentar que arrancasse com a legislação que conduza à introdução do sector do jogo. No entanto, um passo decisivo foi dado no encontro que sentou à mesma mesa o PLD, o Partido Democrático e outros dois partidos com menor representação parlamentar. Segundo a mesma fonte, o presidente do Partido Democrático (PD) terá concordado em fazer parte de um grupo de estudo parlamentar, um acordo de princípio, mas significativo. O resultado prático da reunião foi a criação uma delegação conjunta que esteve em Macau e em Singapura entre os passados dias nove e 12 de Julho e da qual fizeram parte 13 membros LDP e três membros de Partido Democráticos. A delegação terá mantido encontros com responsáveis do Executivo local, mas a visita terá sido mantida em segredo a pedido dos próprios dirigentes políticos japoneses. Segundo Toru Miahara, o grupo terá levado para casa informações que considera muito úteis para a elaboração de uma futura legislação.
O PD controla a Câmara Baixa do Parlamento, e tem-se revelado o principal obstáculo às principais alterações legislativas propostas pelo governo de coligação, liderado pelo PLD. Mas segundo analistas políticos, o PD poderá estar a fazer uma jogada de antecipação, antevendo a possibilidade da realização de eleições antecipadas, na sequencia de uma moção de desconfiança votada em Junho contra o PLD
Mihara revelou à Gambling Complaince que o Partido Democrático aceitou criar um novo órgão dentro do seu partido para discutir as possibilidades de uma nova estrutura reguladora do jogo.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com