28.8.08

William Weidner responde a críticas e defende que a Sands aposta no mercado laboral local
"Nunca tirámos uma pataca para fora de Macau"

A Las Vegas Sands anunciou ontem que 92 por cento dos seus funcionários da área do jogo são residentes locais, sendo que cerca de 80 por cento dos lugares ligados à gestão são também ocupados por residentes de Macau, mas a ideia é chegar aos 90 por cento dentro de um ano. Do mesmo modo, a empresa fez saber ainda que 2800 trabalhadores locais foram já promovidos a funções de supervisão da área do jogo.
Os números foram avançados pelo presidente da Las Vegas Sands, William Weidner, que respondeu assim às críticas vindas a público nos últimos tempos sobre o supostamente excessivo número de trabalhadores estrangeiros na empresa. Weinder falava durante a apresentação do futuro Centro de Estudos Avançados Adelson (ver caixa).
Quando confrontado com os números que mostram que a concessionária parece ter mais trabalhadores não residentes do que locais, foi o vice-presidente da empresa na área dos recursos humanos quem respondeu. Daniel Chin, justificou os números com os trabalhadores da construção. "Mais de 20 mil trabalhadores estão relacionados com a construção. Macau não tinha o número de pessoas que necessitámos para construir os nossos investimentos", explicou o responsável.
De acordo com o relato da Rádio Macau, Weidner foi demorado no discurso quando apresentava o futuro Centro de Estudos Avançados Adelson. William Weidner falou, então, para esclarecer o que classificou de "mal-entendidos" relativamente às políticas da concessionária norte-americana do jogo.
Assim, Weidner respondeu aos que acusam a Las Vegas Sands de ter uma "agenda escondida" e até de "querer dominar Macau". Segundo o executivo, as intenções da empresa passam apenas por criar novos motivos para que as pessoas continuem a querer visitar a região. "Pensamos em grande e investimos milhares de milhões de dólares norte-americanos. Mas investimos em razões para as pessoas virem para Macau, para virem de longe e para alargarem a base da economia de Macau", disse Weidner.
Em todo o caso, o presidente da empresa reconheceu que a acção da concessionária no território tem trazido alguns inconvenientes ao quotidiano dos cidadãos, como as longas filas nas fronteiras, mas também assegurou que o objectivo é transformar os novos negócios em oportunidades de emprego e de carreiras para os residentes.
Neste sentido, Weidner sublinhou que as receitas da Sands são investidas em Macau. "Desde o início do nosso envolvimento aqui em Macau, nunca tirámos uma pataca para fora de Macau. Demos sempre a volta e reinvestimos cada pataca", garantiu Weidner.
No que diz respeito aos lucros da empresa, William Weidner reconhece que, actualmente, a Sands gasta mais do que ganha, e será assim por mais algum tempo, vaticinou. "Estamos a gastar milhares de milhões de dólares a mais do que ganhamos. Portanto, vamos andar ao contrário. Durante algum tempo iremos andar a gastar mais dinheiro do que aquele que fazemos."

CAIXA+++++++++

O projecto que ontem foi apresentado vai dar origem, em 2009, ao Centro de Estudos Avançados Adelson, uma iniciativa conjunta da Universidade de Macau (UM) e da Venetian. Para a concessionária do jogo, este projecto representa um investimento de 100 milhões de patacas. O Centro será instalado no complexo do Venetian, no Cotai, e ao todo abrange quase 1500 metros quadrados, com uma sala de conferências com capacidade para 100 pessoas, seis salas de aulas, duas de reuniões e um centro de apoio às Pequenas e Médias Empresas.
Conforme explicou ontem aos jornalistas Rui Martins, vice-reitor da UM, a ideia é proporcionar aos alunos um espaço para desenvolver a aprendizagem em áreas ligadas à gestão, mas também à indústria de convenções e exposições. Neste contexto, Martins referiu ainda a criação de novos cursos, ainda em estudo, ligados às áreas acima referidas.
Quanto a corpo docente, será recrutado na UM, mas não só. "Este será um centro da Venetian, e poderá ter como professores docentes da UM ou de qualquer parte do mundo, e também pessoas ligadas ao Venetian."
Relativamente aos investimentos da concessionária, Rui Martins lembra que estão ainda numa fase inicial, mas que têm sido adequados.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com