25.9.08

Bispos lusófonos reunidos em Macau
D. José Lai acredita em mudanças na atitude da China

Os presidentes das Conferências Episcopais dos países lusófonos estão reunidos em Macau, local na encruzilhada de dois Estados de relações diplomáticas cortadas: o Vaticano e a República Popular da China.
Em declarações à Rádio Renascença, o Bispo de Macau, D. José Lai, diz que é necessária uma mudança de atitude do Governo chinês. No entanto, D. José Lai salienta não ter “dificuldades em contactar com as pessoas da Igreja da China e mesmo também com os oficiais do Governo de Pequim”.
O Bispo de Macau assume também que aquele território pode servir de plataforma no diálogo entre as duas partes.
Neste aspecto, o religioso afirmou que "faço tudo aquilo que posso fazer na diocese de Macau", e que o diálogo entre as duas partes "não depende de mim, depende da Santa Sé e também do governo de Pequim. Se eles quiserem podem usar Macau como plataforma para este diálogo."
D. José Lai revelou ainda que o Papa Bento XVI, com quem manteve um encontro recentemente, tem um bom conhecimento do que se passa em Macau, território onde esteve há quinze anos. "Apresentei o meu relatório de cinco anos", disse D. José Lai sobre o encontro que teve com o Papa. No mesmo sentido, D. José Lai disse esperar que, "a pouco e pouco, com este diálogo entre a Santa Sé e a China, possa haver uma certa mudança de atitude do governo da China. Penso que é possível. Aqui em Macau, quando morreu o Papa João Paulo II, o representante do governo de Pequim veio apresentar as condolências à Sé Catedral. O nosso Chefe do Executivo também. E, depois, quando foi nomeado um novo Papa, o representante do governo de Pequim também veio apresentar congratulações."
Perante este quadro, D. José Lai considera que se pode de falar de "boas relações" entre as duas partes, e observa que "não tenho dificuldades em contactar as pessoas da Igreja da China e mesmo com oficiais do governo de Pequim."

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com