25.9.08

Devido ao consumo de leite contaminado
SS confirmam criança com pedras nos rins

Os Serviços de Saúde de Macau confirmaram terça-feira que uma criança de 16 meses que consumiu o leite em pó ”Nestle Gold” tem pedras no rins e está já a ser acompanhada pela pediatria.
Numa nota oficial divulgada pelo Gabinete de Comunicação Social, os Serviços de Saúde sustentam que a criança foi levada ao Hospital por iniciativa dos pais que tinham já análises realizadas num laboratório particular tendo os exames efectuados na unidade pública confirmado o diagnóstico.
O leite em causa consumido pela criança foi produzido na província continental de Heilongjiang e tinha sido identificado pela imprensa de Hong Kong como contendo melamina.
Perante a nova descoberta, os Serviços de Saúde procederam a análises de diversos tipos de leite em pó da mesma marca e apelaram aos pais cujos filhos tenham consumido leite em pó da Nestlé que encaminhem as crianças para um Centro de Saúde para exames mais detalhados de despistagem de problemas de saúde causados pela melamina.
Desde que foram iniciados na segunda-feira os testes aos alunos dos jardins-de-infância e escolas primárias de Macau que os Serviços de Saúde realizaram 774 exames, dos quais 27 acabariam por ser sujeitos a uma segunda fase de análise microscópica de sedimento de urina e, destes, 11 submetidos ao exame ecográfico.
Dos 11 alunos sujeitos a exames ecográficos três já foram concluídos e não indicam qualquer problema nas crianças.
Os Serviços de Saúde lançaram uma campanha de exames de despistagem para verificar a saúde das crianças que estiveram incluídas no plano de leite dos Serviços de Educação e especificaram hoje que os exames serão depois alargados aos alunos de todas as escolas primárias e jardins-de-infância e não da globalidade das escolas do território.
Além dos estudantes sujeitos a exames, 295 recorreram ao hospital público para testes encaminhados por centros de saúde ou por iniciativa dos pais.

Edições Anteriores

Arquivo

DIRECTOR Paulo Reis REDACÇÃO Isabel Castro, Rui Cid, João Paulo Meneses (Portugal); COLABORADORES Cristina Lobo; Paulo A. Azevedo; Luciana Leitão; Vítor Rebelo DESIGN Inês de Campos Alves PAGINAÇÃO José Figueiredo; Maria Soares FOTOGRAFIA Carmo Correia; Frank Regourd AGÊNCIA Lusa PUBLICIDADE Karen Leong PROPRIEDADE, ADMINISTRAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO Praia Grande Edições, Lda IMPRESSÃO Tipografia Welfare, Ltd MORADA Alameda Dr Carlos d'Assumpção 263, edf China Civil Plaza, 7º andar I, Macau TELEFONE 28339566/28338583 FAX 28339563 E-MAIL pontofinalmacau@gmail.com