Cantão e Macau cooperam
no planeamento urbanístico
no planeamento urbanístico
No último sábado, durante uma visita a Macau de uma missão oficial do Departamento de Construção Provincial de Cantão e de especialistas da área de planeamento urbanístico daquela província, Lau Si Io propôs a criação de um “Grupo Responsável para o Planeamento Urbanístico e Desenvolvimento Cantão-Macau”.
De acordo com o secretário para os Transportes e Obras Públicas, este grupo vai dedicar-se à troca de opiniões e de informação sobre a urbanização e desenvolvimento regional de Guangdong e Macau, realizando estudos para preparar a criação dum mecanismo de coordenação do desenvolvimento e urbanização para os centros urbanos de Cantão, Hong Kong e Macau.
Segundo Lau Si Io, a ideia da criação deste grupo de trabalho surgira já aquando de uma visita a Cantão, em Maio último.
Fang Qing Fang, director do Departamento de Construção Provincial de Cantão, afirmou agora que Cantão tem grande interesse no estabelecimento da relação de cooperação com Macau e Hong Kong. Num contexto de um cada vez maior desenvolvimento de relações e cooperação estreita entre as duas regiões, disse, criar este mecanismo de interacção e de alto nível é significativo e essencial para ambas partes.
Fang sublinhou ainda que a província tem experiência na área de urbanização e um corpo técnico forte. Neste momento, existem mais de 1400 urbanistas registados na província.