Jovens com dificuldade em comprar casa
Um inquérito realizado pela União Geral das Associações de Moradores de Macau (Kai Fong) revela que a maior parte dos jovens de Macau tem dificuldade em adquirir casa. O inquérito, que abrangeu um universo de 502 pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 40 anos, demonstra que 70 por cento dos auscultados vivem com os pais, 10 por cento tem casa arrendada e 4,6 por cento mora em habitações sociais. Cerca de 58 por cento dos inquiridos auferem vencimentos abaixo das 10 mil patacas mensais, valor incompatível com os preços praticados no mercado imobiliário, sublinham os Kai Fong.
Ho Ion Sang, vice-presidente da associação, disse ao jornal Ou Mun que cerca de 80 por cento dos entrevistados têm interesse em contrair matrimónio, mas a dificuldade em comprar casa tem sido um entrave à ideia.
Neste sentido, o responsável exorta o Governo de Macau a definir mais políticas de apoio aos jovens para compra de habitação, bem como para acelerar o processo de construção de mais casas económicas.