Casa de Penhores “Tak Seng On”
na Expo de Xangai
na Expo de Xangai
Uma réplica Casa de Penhores “Tak Seng On” fará parte da representação de Macau na Exposição Mundial de Xangai, em 2010. O objectivo da réplica, a construir na zona das melhores práticas de desenvolvimento urbano, é mostrar a eficácia promocional da RAEM no trabalho de conservação e reabilitação dos edifícios históricos. Assim, Macau torna-se a única região da China com duas construções reais no parque da Expo Xangai.
O Governo da RAEM celebrou o Contrato de Participação na Exposição Mundial de Xangai com o Bureau of Shanghai World Expo Coordination no passado dia 25 de Agosto.
De acordo com o contrato, Macau fará uma reprodução à escala 1:1 da Casa de Penhores Tak Seng On.
A Casa de Penhores “Tak Seng On”, fundada em 1917, era a maior das instituições homólogas que se encontrava em Macau e era a propriedade do comerciante abastado local, Kou Ho Neng. Tak Seng On foi encerrada em 1993 e votada ao abandono. Em 2001, o Governo da RAEM pagou 1.4 milhão de patacas para o seu restauro e conservação, um projecto que foi explorado pelos respectivos operadores. Após o restauro, a referida Casa foi aberta ao público numa exposição denominada “Espaço Patrimonial- uma casa de penhores tradicional” e “Clube Cultural”. O projecto foi reconhecido pela UNESCO quando, em 2004, entregou o prémio da Cultura e Preservação do Património Ásia-Pacífico.